Mesmo com alto índice de crescimento, pesquisas mostram que mais de 30% das lojas e-commerce fecham antes dos 2 anos. Por que isso acontece?

Se você pretende abrir um negócio online, confira neste artigo cinco dicas para iniciantes no e-commerce. Aplique e faça seu e-commerce voar no longo prazo.

Qualquer um pode iniciar um e-commerce?

O desenvolvimento tecnológico facilitou a abertura das lojas virtuais. A loja online pode ser uma opção bem melhor que a física.

Além disso, os custos para iniciar um e-commerce geralmente são menores quando comparados com uma loja física.

De fato, é um setor muito atraente e que promete alta rentabilidade. Mas quais os desafios para os iniciantes no e-commerce? Veja abaixo. 

Principais dicas para iniciantes no e-commerce

1)  Problemas com a identidade visual

Quando o cliente visita um site, ele espera encontrar autoridade na marca. Ninguém vai registrar dados e efetuar uma compra se o layout e o visual da página não passam confiança.

Evite esse erro:

Tenha um site profissional! Você pode definir um bom template, incorporar mecanismos de login com senha única e investir na navegação. É importante facilitar a vida do cliente com um menu organizado, canais de atendimento e selos de segurança para passar credibilidade. 

2)  Problemas de relacionamento com o cliente

Erros de iniciantes no E-commerce: contato com o cliente

Muitos clientes desistem do negócio por falta de atendimento. Você sabia que a boa comunicação é essencial para o fechamento da venda? Pessoas querem comprar de empresas com atendimento humanizado e que ofereçam soluções.

Evite esse erro:

Crie uma estrutura de atendimento online com rápido feedback. Essa estratégia faz com que o cliente decida logo pela compra. Além disso, a prontidão gera confiança e fidelização.

3) Problemas com frete no e-commerce 

Erros de iniciantes no E-commerce: contato com o cliente - Frete

Nenhum consumidor vai pagar por um frete exorbitante, mesmo que o produto tenha um preço baixo e chamativo.

Evite esse erro:

O frete grátis brilha aos olhos do cliente. Você pode fazer parceria com alguma transportadora e reduzir os custos de envio ou oferecer frete grátis para compras acima de um determinado valor.

4) Problemas com o marketing e divulgação

Erros de iniciantes no e-commerce: não investir em marketing

Não basta estruturar o e-commerce e só esperar pelas vendas. A falta de divulgação é um erro fatal. Afinal, como as pessoas vão saber que seu produto existe?

Evite esse erro:

Identifique seu público e crie uma estratégia de marketing. Otimize seu site nos mecanismos de busca por meio do Search Engine Optimization (SEO). 

Saiba que investir em anúncios no Facebook Ads ou Google Ads pode ser uma boa opção. Lembre-se também de apostar no e-mail marketing, uma ferramenta poderosa para enviar informações aos clientes.

5) Problemas com a plataforma de e-commerce

A escolha da plataforma de e-commerce é, de fato, uma das partes cruciais no desenvolvimento de um operação virtual para a sua loja. 

Evite esse erro:

Invista bastante tempo em pesquisa e conversas com fornecedores para conhecer as opções do mercado antes de decidir qual é a melhor plataforma de e-commerce para a sua empresa. 

É importante, ao dar esse passo, considerar as projeções futuras da sua operação de e-commerce e como a plataforma escolhida se adequa aos seus planos de médio e longo prazos. 

Viu que nossas dicas para iniciantes no e-commerce fazem toda diferença?

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