A hora de escolher a plataforma de e-commerce é um dos momentos mais importantes na criação de uma loja virtual. Isso porque a escolha da plataforma ideal tem peso em todos os processos na operação do seu negócio.
Devido a essa importância, neste post trazemos alguns detalhes que precisam ser analisados com atenção, além de dicas práticas para você acertar na escolha da sua plataforma de e-commerce e ter mais tranquilidade nas vendas.
Dicas para escolher plataforma de e-commerce
Confira, a seguir, algumas dicas fundamentais:
Funcionalidades e integrações
Em alguns casos, torna-se necessário fazer integrações entre aplicativos e ferramentas que trazem facilidades em processos essenciais do e-commerce, como gerenciamento de pagamentos, controle de estoque, recuperação de carrinhos abandonados, disparo de e-mails, suporte técnico, etc.
Além disso, algumas plataformas facilitam a integração com certos marketplaces, como Amazon e Mercado Livre, por exemplo. Assim, tenha em mente os seus planos de expansão e escalabilidade na hora de tomar uma decisão.
Custo-benefício
O preço da plataforma conta muito na escolha. Dessa maneira, deve-se levar em conta a mensalidade, taxas de processos e outros valores que podem ser cobrados.
No entanto, lembre-se de focar também no benefício — indo além do custo — para não escolher uma opção mais barata, mas que não traz os resultados que a sua empresa necessita.
Qualidade do suporte
Eventualmente, você e sua equipe vão precisar de suporte para receber orientações, tirar dúvidas e resolver possíveis problemas técnicos da plataforma. Dessa forma, é importante saber se ela oferece um bom suporte ao usuário.
Procure descobrir, também, quais são os canais disponibilizados para que os clientes possam solicitar ajuda. Além disso, busque falar com outros usuários da plataforma para perguntar sobre a qualidade do atendimento.
Facilidade para personalizar
Sua loja virtual precisa ter a cara da sua empresa, então quanto mais opções de personalização de página, melhor. Dê preferência às plataformas com interfaces intuitivas, que podem ser alteradas rapidamente mesmo por quem não tem tanto conhecimento de design e programação.
Caso sua empresa conte com um profissional de desenvolvimento — ou mesmo se forem contratar um exclusivamente para esse trabalho — pergunte-o sobre as limitações de cada plataforma e sua opinião.
Segurança
Outra questão fundamental é a segurança. Verifique a possibilidade de instalar o certificado SSL pela própria plataforma, visto que facilita o processo. Esse certificado é essencial para garantir que os dados dos clientes estejam seguros, e dá mais confiança ao consumidor na hora de fazer a compra.
Capacidade da plataforma
Para que o e-commerce funcione corretamente, é preciso escolher uma plataforma com grande capacidade de armazenamento e que seja extremamente estável. Isso porque sua página não pode demorar para carregar e também não pode ficar fora do ar, pois isso afeta profundamente a credibilidade do e-commerce.
Assim, na hora da escolha, verifique se a plataforma apresenta índice de SLA acima de 99,5%.
Formato Mobile
De acordo com pesquisa recente, cerca de 87% dos brasileiros fazem compras pelo smartphone. Por isso, é essencial optar por uma plataforma responsiva, que permita personalização e funcione adequadamente nos celulares.
Como você pôde ver, escolher uma plataforma de e-commerce implica na análise de diversos detalhes. Essa escolha pode ficar mais tranquila quando você pode contar com um grupo de pessoas que entendem do assunto e já passaram pela mesma situação que você.
Isso é possível através da participação no Comitê de Líderes de E-commerce – ComEcomm, um grupo de empreendedores, profissionais e empresas que trabalham com comércio eletrônico. Quer saber mais sobre o assunto? Clique aqui e faça sua inscrição!