Conhecer as estratégias de inbound marketing para e-commerce é muito importante para atrair seu público-alvo e construir sua autoridade no mercado.
Neste artigo, nós vamos:
- explicar o que é o inbound;
- apresentar 6 benefícios de implantar essas estratégias em seu e-commerce;
- dar dicas para ajudar você a criar um blog de sucesso;
- ajudar você a aumentar suas vendas através do inbound marketing.
Se você deseja se tornar um especialista em inbound, veja tudo o que preparamos a seguir:
O que é o inbound marketing
O inbound marketing também é conhecido como marketing de atração. Ou seja, trata-se das estratégias utilizadas para atrair os clientes para visitar e se relacionar com uma marca, seus produtos, serviços e conteúdo.
Assim, independente do tamanho ou nicho do e-commerce, é muito importante que essas estratégias sejam aplicadas, pois garantem maior visibilidade para sua marca na internet.
Um de seus pilares é o marketing de conteúdo, grande responsável por atrair e engajar consumidores, através de conteúdos que resolvem os problemas do consumidor.
6 Benefícios do inbound marketing para e-commerce
1- Alcance do público certo
Uma das características do inbound é uma entrega que preza a qualidade, e não a quantidade. Assim, seu e-commerce chegará até as pessoas certas, que realmente têm potencial de compra, e não a muitas pessoas que não irão se conectar com seu produto.
2- Conexão com o público
Ok, o inbound marketing atrai as pessoas certas. Mas não para por aí! Essas estratégias são importantes para que o cliente que já está interessado em seu produto se conecte com ele, criando uma relação emocional ou de utilidade. Isso se dá principalmente através do conteúdo publicado em blogs.
3- Fidelização
Um cliente conectado com a marca compra mais vezes de seu e-commerce. Por isso, podemos dizer que além de atrair o público, o inbound também ajuda a fidelizar.
4- Autoridade
Ao produzir conteúdo de qualidade que resolve as questões do consumidor e gera conexão ao resolver problemas, seu negócio se torna uma referência no mercado. É assim que um e-commerce ganha autoridade.
5- Diminuição de custos
Pela facilidade de criar conexão com o cliente, o inbound é uma estratégia que demanda menos custos e tempo que o marketing tradicional, ou outbound marketing.
6- Mensuração dos resultados
Os resultados do inbound marketing podem ser acompanhados em sua progressão no tempo, o que torna mais fácil saber se as estratégias estão dando certo ou não.
Como criar um blog para e-commerce
O blog é uma das ferramentas mais poderosas do marketing de conteúdo, e por consequência, no inbound marketing.
Apesar de muitas pessoas acreditarem que é obsoleto, é através dessa página que muitos clientes acessam seu conteúdo e são atraídos para a compra.
Para criar um blog para e-commerce é importante contar com apoio especializado para desenvolver uma estratégia coerente com a sua empresa. Além disso, algumas dicas são importantes:
- Escolha uma plataforma de qualidade;
- Aplique a identidade visual da sua empresa;
- Aposte no SEO;
- Produza conteúdo de qualidade;
- Compartilhe o conteúdo nas redes sociais e e-mail marketing.
Se você deseja conhecer melhor as estratégias de inbound marketing para e-commerce e impulsionar seu negócio virtual, leia nosso artigo com 5 dicas para ter bons resultados com marketing.