Como saber se terceirizar a gestão de e-commerce é a melhor opção?

Por falta de conhecimento técnico e tempo disponível para gerir um negócio, muitos empreendedores ficam em dúvida se terceirizam ou não algumas áreas.

A seguir, vamos ajudar com esse assunto apresentando alguns prós e contras de terceirizar, mas sempre deixando claro que o gestor deve fazer o que for melhor para o caso específico de seu empreendimento. 

O que é preciso para fazer uma boa gestão

Um e-commerce, mesmo que esteja no início, demanda atenção em muitas áreas, gestão de estoque, logística, financeiro, marketing, e por aí vai. 

Assim, para ser um gestor é preciso adquirir vasto conhecimento técnico sobre todas essas áreas. Dessa forma, estudar o nicho, ter conhecimentos de administração de negócios e comércio eletrônico são tarefas fundamentais para quem deseja ingressar na área. 

Dessa forma, ser um gestor de e-commerce demanda muito tempo de dedicação exclusiva, tanto ao trabalho quanto à sua capacitação, para resolver problemas e garantir o bom desempenho da loja virtual.

Quando vale a pena terceirizar a gestão do e-commerce

Quando o gestor não consegue lidar com todas as demandas citadas anteriormente, ele pode optar pela terceirização.

Terceirizar significa contratar profissionais independentes ou empresas para dar conta de áreas específicas. Assim, é possível passar toda a gestão da loja para uma empresa especializada ou terceirizar tarefas específicas, como atendimento ao cliente e redes sociais, por exemplo. 

Mas terceirizar vale a pena? Veja a seguir alguns prós e contras desse ato:

Áreas do e-commerce e terceirização 

Estoque

Terceirizar estoques grandes pode garantir o sucesso de sua empresa, afinal, quando essa área não é bem controlada a empresa precisa lidar com prejuízos. No entanto, quando o estoque é pequeno e pode ser controlado com facilidade, terceirizar acaba sendo um gasto desnecessário.

Exemplos de estoques terceirizado são:

  • Estoque consignado;
  • Cross-docking;
  • Fulfillment;
  • Dropshipping.

Marketing digital

É impossível falar de e-commerce sem trazer a importância do marketing digital para alavancar as vendas e expandir a marcar. 

A questão sobre terceirizar essa área depende bastante do tamanho da operação da empresa. 

No entanto, na maioria dos casos, é muito benéfico terceira para uma agência de marketing ou profissional especializado na criação e gestão de campanhas de e-commerce. 

TI

A área de tecnologia da informação é importante para quase todas as empresas atualmente. No entanto, dependendo da sua operação, a área pode ser terceirizada. 

Isso porque, muitas plataformas de e-commerce, que são partes da operação que exigem mais conhecimento técnico, já entregam um suporte satisfatório para os seus clientes. 

Financeiro

A parte financeira de uma loja virtual, o que inclui fluxos de caixa, emissão de notas, planejamento e, podemos incluir, a parte contábil, existe bastante tempo e dedicação. 

Portanto, pode ser uma boa alternativa contar com um profissional ou empresa terceirizada para ajudar nessa tarefa. 

Terceirizar a gestão do e-commerce vale a pena?

quando vale a pena terceirizar gestão de e-commerce

Como você pôde conferir, terceirizar alguns setores da gestão de e-commerce pode dar mais tempo ao empreendedor. Com menos coisas para lidar, ele fica disponível para cuidar da qualidade do serviço e vender seu produto. 

Dessa forma, os prós e contras podem ser medidos pelo empreendedor à medida que ele entende as necessidades do negócio. 

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