Engana-se quem acredita que para ter um negócio na internet basta uma boa ideia. Hoje, conhecer as estratégias de marketing para e-commerce caracteriza grande parte do negócio, pois é através da divulgação e da construção de uma boa marca que as vendas acontecem.

Neste post, você vai conhecer 5 estratégias de marketing para e-commerce que são fundamentais, e ajudam os empreendedores a fidelizar clientes, construir a relevância da marca e, consequentemente, vender mais e aumentar os lucros.

Vamos lá?

5 dicas de marketing para e-commerce

Confira, a seguir, dicas que fazem toda a diferença para quem quer alavancar a visibilidade e vendas da sua loja virtual. 

1- Redes sociais

marketing para e-commerce: redes sociais

Construir um perfil forte nas redes sociais é cada vez mais importante para quem deseja ter bons resultados na internet. Afinal, é através dessas redes que você fortalece sua presença digital e as relações com seu público, aproximando as pessoas de seu produto ou serviço e apresentando-o da melhor forma. 

Ainda, é com um bom perfil nas redes sociais que você consegue fidelizar seus clientes e aumentar a relevância de sua loja. Por isso, descubra qual é a mais utilizada pelo seu público e invista na produção de conteúdo relevante para esse canal. 

É importante que os posts tenham um equilíbrio entre ofertas e produtos — itens comuns em um comércio eletrônico — com conteúdo útil para os seguidores. Lembre-se que, para a maioria das empresas, criatividade e humor vão melhorar o engajamento das postagens nas redes sociais. 

2- Anúncios patrocinados/campanhas

Os anúncios patrocinados nas redes sociais também são uma ótima estratégia de marketing. Anunciando, você consegue alcançar muito mais pessoas interessadas, visto que é possível selecionar o nicho específico com base, por exemplo, nos interesses dos usuários. 

Para que seja efetivo, aposte em fotos de qualidade, ofertas relevantes e chamadas que tenham impacto para despertar o interesse. 

3- E-mail marketing

marketing para e-commerce: e-mail marketing

Estratégias do e-mail marketing continuam sendo vantajosas para empresas dos mais diversos segmentos — incluindo as lojas online. Isso porque os e-mails criam um vínculo de proximidade entre empresa e consumidor. 

Nas newsletters, por exemplo, você pode enviar novidades, informações relevantes e cativar ainda mais o público. Porém, é importante se atentar à qualidade do conteúdo, pois ninguém gosta de ver a caixa de entrada cheia de spam de lojas, não é?

O e-mail marketing também é uma ótima ferramenta de vendas, por isso, envie também ofertas e condições especiais para o seu mailing. 

4- Search Engine Optimization (SEO)

O SEO é fundamental para qualquer negócio virtual. Essas estratégias de otimização para mecanismo de busca fazem com que seu conteúdo seja encontrado com mais facilidade no Google, por exemplo. 

Isso significa que o algoritmo do buscador considera seu conteúdo relevante, e os consumidores entendem que vale a pena investir tempo no seu e-commerce. 

Para gerar bons resultados, as técnicas de SEO precisam estar presentes em todo o site, tanto nas páginas de produto como nos textos publicados no blog da empresa. 

5- Remarketing

marketing para e-commerce: remarketing

O remarketing é uma forma de reaproximar as pessoas que em algum momento tiveram contato com sua marca, mas acabaram se afastando.

Uma boa estratégia de remarketing é criar anúncios para atingir os usuários que abandonaram o carrinho na sua loja virtual. Pode-se criar ofertas especiais para esses usuários ou até mesmo oferecer produtos similares. 

Agora que você já conferiu as dicas, que tal começar a aplicá-las? E para se aprofundar no assunto, sugerimos a leitura de mais um artigo com tudo o que você precisa saber antes de iniciar seu e-commerce.