Uma visão mais ampla
Devemos entender primeiramente que estamos falando de marketing e consumidores. Ao falarmos sobre internet e marketing digital, estamos falando sobre pessoas e elas têm suas histórias e seus desejos, portanto, estamos falando sobre relacionamentos e necessidades a serem atendidos.

Monitorar sua marca faz com que sua empresa esteja sempre um passo à frente e tenha mais controle até mesmo em uma situação para gerenciamento de crises em canais digitais.

Você conhece a História do Cadeado da Bicicleta?

Uma gigantesca fabricante de cadeados para bicicletas, produzia cadeados de alta qualidade e segurança, no mix um item chamava mais a atenção, um cadeado especial que custava cerca de US$100. Em um fórum sobre ciclismo, um belo dia por sinal, um consumidor afirmou que era extremamente fácil abrir um cadeado da renomada empresa com uma simples tampa de caneta. Acredita?!

Por não dar atenção ao monitoramento da marca, o assunto passou batido pela empresa e até mesmo por não participarem de redes sociais. A notícia se espalhou em pouco tempo e diversos blogs estavam falando sobre o assunto, o qual seria fácil abrir cadeados da renomada empresa com a simples tampa de uma caneta.

Um outro consumidor, ao ver as notícias, resolveu fazer um vídeo para testar se a informação era verídica. Ele produziu um vídeo onde mostrou que realmente era possível realizar a abertura com a tampa de caneta. Resultado, o vídeo foi para o youtube e viralizou (quer dizer que correu o mundo em poucas horas), uma verdadeira epidemia!
Qual o resultado? É, o fabricante precisou retirar o determinado produto e similares do mercado e efetuar sua substituição por modelos mais seguros.

A CNN realizou uma reportagem logo após o caso ter tomado uma repercussão gigantesca na internet, chamando a atenção de outras emissoras e a empresa fabricante precisou gastar algumas dezenas de milhões de dólares para reestruturar seu engajamento e imagem no mercado, mais ainda o alto custo do recall.

Vamos ao ponto!

A empresa poderia ter minimizado os prejuízos se utilizasse softwares de monitoramento e troca de informações entre clientes, se estivesse monitorando, além de responder com rapidez ao rapaz logo nos primeiros sintomas da situação, o que poderia ser feito com facilidade, o monitoramento iria detectar o problema, permitir que entrasse em contato com influencers e formadores de opinião antes do assunto se tornar um tsunami.

Finalizando

Não participar do mundo on-line hoje (que não é mais futuro nem necessidade e sim obrigação de todas as empresas, sejam elas locais, regionais, estaduais e até mesmo nacionais) é algo errado com sua gestão e administração.

Não abra mão de ouvir o seu consumidor, principalmente se algo estiver fora do planejado e der errado.

 

“Espero que tenham gostado dessa leitura, rápida e dinâmica para entender melhor o por que monitorar sua marca e produtos no atual cenário digital no Brasil.”

 

Dica final

Independente de sua vontade, milhões de consumidores estarão vendo, analisando e compartilhando tudo.

 

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