Sonha em ter seu próprio negócio online e ser seu próprio chefe? Abrir uma loja virtual pode ser a solução ideal!
Com a internet cada vez mais presente em nossas vidas, vender online nunca foi tão fácil e vantajoso. Mas por onde começar? O que é necessário para dar esse primeiro passo?
Calma, respira fundo e acompanhe este post do ComEcomm tirar essas e outras dúvidas sobre o tema. Preparamos este guia completo com tudo que você precisa saber para abrir sua loja virtual e começar a faturar alto! Vamos lá? Boa leitura!
O que é preciso para abrir uma loja virtual?
Começar um e-commerce do zero pode parecer assustador, mas seguindo esses passos, você estará no caminho certo:
Escolha um nicho de mercado que você domine
Se você gosta do que faz, tudo fica mais fácil! Assim, defina um segmento específico que você conhece bem e que tenha produtos com potencial para te trazer bons resultados.
Mas não é isso, em relatórios públicos de e-commerce você consegue ver lista de produtos mais vendidos, sazonalidades, média de lucro e muito mais.
Lembre-se que dados são a base para um e-commerce de sucesso.
Conheça seus concorrentes
Analise o que eles fazem de bom e de ruim para se inspirar e se diferenciar.
Dessa forma, é essencial que você busque lojas virtuais que vendem produtos similares aos seus e observe seus preços, estratégias de marketing e atendimento ao cliente para realizar um benchmarking estratégico.
Crie um plano de negócios detalhado
Defina seus objetivos, metas, estratégias e investimentos em uma relação de tempo que abranja curto, longo e médio prazo.
O Sebrae oferece um guia completo para te ajudar a elaborar um plano de negócios.
Escolha onde sua loja vai funcionar
Existem diferentes caminhos para começar a vender online:
Marketplace
Que tal começar a vender em um marketplace como Mercado Livre, Amazon ou Magazine Luiza?
Essa opção te permite alcançar um grande público sem precisar se preocupar com a criação de um site.
É como alugar um espaço em um shopping virtual já consolidado. Você terá acesso a uma plataforma pronta, com ferramentas de gestão, pagamento e divulgação, e poderá aproveitar o tráfego orgânico já existente.
Assim, é uma excelente forma de testar seus produtos e validar seu negócio com um investimento inicial menor.
E-commerce próprio
Ter seu próprio e-commerce com domínio próprio te dá mais liberdade e controle sobre a sua marca e a experiência do cliente.
Você poderá personalizar o design da sua loja, criar suas próprias campanhas de marketing e construir um relacionamento mais próximo com seus clientes.
Plataformas como Shopify, Nuvemshop, Tray, Irroba, entre outras, oferecem ferramentas para você criar sua loja virtual de forma rápida e fácil.
Além disso, a maioria das plataformas de e-commerce permite uma sincronização com os grandes marketplaces.
O ideal?
A longo prazo, o ideal é combinar as duas estratégias! Portanto, utilize o marketplace para aumentar o alcance da sua marca e gerar vendas rápidas, enquanto investe no seu e-commerce próprio para fortalecer sua identidade e construir um negócio online mais sólido e independente.
Depender totalmente de um marketplace pode ser perigoso. Dessa forma, o indicado é ter diversos canais de vendas ativos para a sua loja virtual.
Construa um site atraente e funcional (caso opte pelo e-commerce próprio)
Invista em um design profissional, fotos de qualidade e descrições detalhadas dos seus produtos.
Além disso, lembre-se de que seu site deve passar credibilidade e confiança para que os compradores não tenham objeções na hora de realizar uma transação comercial na sua loja.
Divulgue sua loja virtual
Propaganda é a base de qualquer negócio. Portanto, tenha em mente que você, como dono e-commerce, vai precisar trabalhar ou contratar um profissional para divulgar seus produtos nas redes e também em plataformas de propaganda online como Meta Ads e Google Ads.
E em quais redes sociais sua loja deve estar presente? Depende do seu tipo de público e produto.
Neste texto do ComEcomm você aprende as principais métricas de marketing digital para e-commerce.
Ofereça um atendimento ao cliente impecável
Atendimento continua sendo uma das facetas mais importantes de um negócio — o que não é exceção em um comércio eletrônico.
Assim, responda dúvidas rapidamente, resolva problemas de forma eficiente e faça seus clientes se sentirem especiais.
Ainda em dúvida? Confira algumas indagações mais comuns de quem deseja abrir uma loja virtual.
É preciso ter CNPJ para abrir uma loja virtual?
Não necessariamente! Você pode começar como pessoa física, mas se a ideia é ter uma empresa mais sólida e vender para outras empresas, o CNPJ é o caminho. Você pode abrir seu CNPJ online no site da Receita Federal.
Quanto fatura uma pequena loja virtual?
O faturamento varia bastante, dependendo do nicho, dos produtos, do marketing e de outros fatores. Mas com dedicação, estudo e testes, você conseguirá os resultados esperados e, com o tempo, escalar os lucros do da sua loja.
Quanto custa abrir um e-commerce?
Muitos dos custos do seu e-commerce estão relacionados ao seu nicho de negócio, portfólio de produtos e estrutura.
Porém, existes custos básicos que se repetem no comércio eletrônico, e clicando aqui você tem acesso a uma planilha exclusiva para entender mais sobre o tema.
É vantagem abrir uma loja virtual?
Sim, com certeza! Você terá mais flexibilidade, alcance global, custos reduzidos e controle total do seu negócio.
O que estudar para abrir uma loja virtual?
Marketing digital, e-commerce, gestão de negócios, finanças e atendimento ao cliente são áreas importantes para se especializar.
Como montar uma loja virtual no Instagram?
Utilize o recurso “Loja” do Instagram para vender seus produtos diretamente pela plataforma. É importante frisar que para usar esse recurso você precisa de site com portfólio de produtos para direcionar as pessoas que acessam a sua loja na rede social.
Como você conferiu neste artigo, abrir uma loja virtual é mais fácil do que você imagina! Com planejamento, dedicação e as ferramentas certas, você estará pronto para conquistar o mundo online!
Lembre-se: este guia é apenas um ponto de partida. Continue pesquisando, aprendendo e se aperfeiçoando para alcançar o sucesso com sua loja virtual.
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