Benchmarking no e-commerce, ou análise de concorrentes, é uma técnica que ajuda empresas a comparar e medir seus custos e desempenho tendo como parâmetro a análise de mercado e outros players do mercado.

Essa estratégia é altamente eficaz quando se trata de operações no comércio eletrônico, já que uma empresa precisa ter um ponto de referência para identificar as oportunidades e ameaças do ambiente competitivo em que está inserida.

Dito isso, é possível comparar estratégias, práticas e processos com líderes do setor e, a partir daí, criar as ações necessárias para impulsionar vendas, melhorar performance e aumentar a produtividade e eficiência de setores diversos do negócio.

A seguir, falaremos mais sobre a importância do benchmarking, quais são os tipos e como você também pode aplicá-lo no seu e-commerce.

Acompanhe a leitura até o final.

Afinal, qual a importância do benchmarking para o sucesso do seu e-commerce?

benchmarking e e-commerce

De fato, sem uma boa análise da concorrência não é possível criar uma condizente com a realidade do mercado em que seu e-commerce está inserido. Além disso, com a crescente quantidade de sellers no comércio eletrônico, torna-se fundamental aprender a se destacar e aumentar a satisfação do cliente.

Nesse sentido, o benchmarking é uma ferramenta vital para o sucesso do seu e-commerce e traz diversos benefícios como, por exemplo: 

  • Identificação de novas tecnologias e tendências
  • Redução de custos operacionais
  • Adaptação às mudanças do mercado
  • Melhora da imagem e reputação da empresa

No entanto, para garantir sua eficácia, é fundamental entender quais são os tipos de benchmarking e como são feitas as análises e comparações.

Os principais tipos de benchmarking para e-commerce

benchmarking e e-commerce - tipos

Definir os tipos de benchmarking é o primeiro passo para entender o que pode ser aplicado ou não ao seu negócio. Em linhas gerais, existem 3 tipos de benchmarking.

Abaixo, relacionamos aqueles que julgamos essenciais para qualquer e-commerce:

Benchmarking competitivo

A empresa compara seus resultados com seus concorrentes para identificar vantagens competitivas ou pontos fracos.

A princípio é feita a análise dados e métricas disponíveis, como taxas de conversão, preços, variedade de produtos, avaliações de clientes e outras informações. 

No entanto, é importante ter uma abordagem cuidadosa e ética para a realização da coleta de informações, com o uso de fontes de dados públicos e oficiais.

Benchmarking de processos

Pode ajudar sua empresa a melhorar a gestão de processos a partir da análise de outros negócios que tenham desempenho de destaque nos processos selecionados, como vendas, marketing, logística, gestão de estoque, entre outros. 

Benchmarking Genérico

Volta um olhar amplo para estratégias de empresas que funcionaram, ainda que de segmentos diferentes. 

Mesmo que as empresas não estejam inseridas no mesmo mercado e não sejam concorrentes, a comparação é válida para analisar diferentes informações, como modelo de produção, inovações tecnológicas, implementações de segurança e gestão de recursos humanos, por exemplo.

Como implementar o benchmarking no seu e-commerce

benchmark e e-commerce

Para implementar o benchmarking no e-commerce você deve selecionar as empresas concorrentes que pretende usar como base de comparação. Em seguida, é necessário estabelecer as métricas e processos que serão analisados para a coleta dos dados necessários.

Com essas informações em mãos, é possível identificar os pontos em que seu e-commerce pode melhorar, ou mesmo aqueles em que já é referência e devem ser reforçados. 

Você pode realizar análises de várias formas, através de pesquisas de mercado, visitas a empresas, entrevistas com especialistas, pesquisas online e grupos de benchmarking, como empresas que se reúnem para compartilhar seus conhecimentos e melhores práticas.

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