Você, seller de e-commerce, sabe bem como é difícil encontrar um lugar ao sol nos grandes marketplaces do Brasil. Afinal, a concorrência é grande dessas plataformas, fazendo da tarefa de se destacar algo desafiador.
Porém, o cliente está sempre em busca de indicadores positivos que o façam escolher por uma marca ou outra — e com essas técnicas certas, sua loja virtual pode ganhar essa preferência.
Portanto, neste post, compartilharemos algumas dicas valiosas para ajudar você a destacar sua loja nos marketplaces e impulsionar as vendas.
Escolha o marketplace correto
Antes de tudo, é fundamental escolher o marketplace certo para o seu negócio. A dica é pesquisar e avaliar as opções disponíveis, considerando fatores como alcance do público-alvo, taxas de comissão, suporte ao vendedor e políticas de venda.
Isso também vale no sentido de reavaliar suas escolhas de marketplaces, podendo filtrar opções que estejam alinhadas com os seus produtos e objetivos comerciais.
Construa uma marca forte
Embora a marca do marketplace seja um diferencial para vender nessas plataformas, você também precisa pensar em estratégias de branding para o seu negócio.
Utilize um logotipo e uma identidade visual consistentes em todas as suas listagens de produtos. Desenvolva uma descrição de marca envolvente e conte a história por trás do seu negócio. Isso ajuda a criar conexão emocional com os clientes e a se destacar da concorrência.
Otimize suas listagens de produtos
Uma listagem de produtos atraente e completa é essencial para se destacar nos marketplaces.
É importante utilizar títulos claros e descritivos, incluindo imagens de alta qualidade e fornecendo informações detalhadas sobre os produtos.
Pensando no SEO, não se esqueça de usar palavras-chave relevantes para melhorar a visibilidade nas pesquisas.
Invista em um bom serviço ao cliente
Todo cliente gosta de ser bem atendido e sabemos que não são todas as empresas que oferecem um bom atendimento. Portanto, essa é uma maneira poderosa de se diferenciar da concorrência.
Atente-se para responder prontamente às perguntas dos clientes, ser atencioso e solícito. Dessa forma você mantém uma reputação positiva respondendo a comentários e avaliações. Isso ajudará a construir confiança e fidelidade dos seus compradores.
Ofereça promoções exclusivas
Mais uma estratégia eficaz para destacar sua loja nos marketplace: ofereça promoções exclusivas.
Descontos especiais, brindes ou frete grátis são incentivos que podem atrair a atenção dos usuários de marketplace.
Aprimore sua estratégia de precificação
A precificação competitiva é fundamental no e-commerce em geral. Portanto, pesquise a concorrência e ajuste seus preços de acordo com o mercado e os seus diferenciais.
Mas lembre-se de tomar cuidado com suas margens de lucro, afinal, não é apenas preço que faz um comprador optar por uma marca.
Solicite avaliações positivas
Como anda a reputação da sua loja nos marketplaces? Esse é outro item fundamental na hora de se destacar.
A dica aqui é incentivar os seus clientes a deixarem avaliações e comentários sobre suas compras. Essas avaliações servem como prova social e ajudam a estabelecer confiança com os compradores em potencial.
Como você pôde conferir, destacar sua loja nos marketplaces requer um planejamento estratégico e ações consistentes. Porém, como essas dicas suas chances de ser um top seller nessas plataformas vão aumentar.
E, se quiser aprender ainda mais sobre o mercado virtual, conheça o Comitê de Líderes de E-commerce e veja todos os benefícios em fazer parte desse grupo exclusivo.