Você está entrando no mundo dos e-commerces e não sabe se vender em marketplace vale a pena?

Então, está no lugar certo!

Apesar de os marketplaces estarem cada vez mais presentes, muitos empreendedores não sabem quais são as vantagens de utilizá-los para vender online.

Por isso, no artigo de hoje vamos listar algumas vantagens de apostar nessas plataformas para vender, independente de você estar começando no ramo das vendas ou já ter uma loja consolidada.

Vamos lá?

O que são marketplaces?

Os marketplaces são plataformas colaborativas que funcionam praticamente como um “shopping virtual”.

Nesses shoppings, é possível navegar por corredores online e encontrar inúmeras lojas, além de uma variedade imensa de vendedores e produtos exclusivos ou conhecidos no mercado.

Esses marketplaces estão cada vez mais presentes na internet, e vêm se tornando uma das principais formas de ter um negócio digital e também de fazer compras na internet. 

Vender em marketplace vale a pena?

vender em marketplace

Porém, algumas questões ainda afastam os vendedores desses shoppings, como as altas taxas cobradas sobre as vendas. Apesar disso, é fundamental levar em consideração que a maioria dos usuários prefere comprar de marketplaces.

Afinal, existem várias facilidades como a comparação de preços, possibilidade de frete grátis e diferentes modalidades de pagamento.

Ou seja, o empreendedor que não está em um marketplace tende a perder vendas.

No entanto, é essencial que você saiba (e é por isso que produzimos este artigo) que não é apenas o consumidor que tem vantagens! Vender em marketplace também vale a pena para o lojista.

Veja alguns motivos:

Credibilidade

Estar em um marketplace dá mais credibilidade ao seu negócio virtual, pois o cliente se sente mais seguro para fechar uma compra em uma plataforma que já conhece e confia.

Grande tráfego de usuários

Devido ao fato de muitas pessoas utilizarem os marketplaces, fica mais fácil ter acessos à sua loja. Assim, é muito vantajoso para os empreendimentos que ainda estão no momento de captação de clientes.

Além disso, é interessante para os e-commerces que desejam diversificar o público.

Marketing

As grandes plataformas investem em seu próprio marketing, por isso, você não precisa fazer tanto esforço nessa parte — apesar dela continuar importante para qualquer negócio. 

Fidelização de clientes

Quando o cliente é fiel a um marketplace específico, tende a procurar apenas entre as diversas opções que estão disponíveis nessa plataforma. Dessa forma, a chance de o usuário conhecer e escolher o seu produto aumenta.

Você pode estar em vários marketplaces 

Como existem muitas plataformas, você não precisa ficar refém de um canal só. Assim, pode transitar entre diversos marketplaces e alcançar ainda mais compradores. 

Facilidades de pagamento

Através dos marketplaces, o consumidor pode optar por diversas formas de pagamento — o que normalmente é um fator decisivo para quem compra online. Logo, é uma grande vantagem para os lojistas.

Alguns dos maiores marketplaces do Brasil

  • Mercado Livre
  • Americanas
  • Submarino
  • Magalu
  • Shopee
  • Amazon
  • Pontofrio
  • Carrefour
  • Netshoes
  • Dafiti 

Agora que você já viu que vale a pena vender em marketplaces, baixe nossa Planilha Custos de E-commerce para começar a organizar suas vendas!