É possível ter e-commerce sem estoque?
Sim! Inclusive, essa é uma modalidade muito utilizada por empreendedores que ainda estão construindo sua marca e clientela.
Quando o empreendedor opta por não começar com um estoque, pode economizar nos envios e trabalhar independentemente de ter um bom espaço físico.
No entanto, é fundamental conhecer os modelos de loja virtual sem estoque para decidir o que funciona melhor para o seu tipo específico de negócio.
Neste post, vamos apresentar algumas opções para você entender os prós e contras de cada uma e escolher a sua.
5 opções de loja virtual sem estoque
Confira 5 opções para ter um e-commerce sem se preocupar com estoque:
1- Dropshipping
A modalidade dropshipping está sendo muito utilizada. Nesse modelo, o empreendedor recebe o pedido pela loja e imediatamente repassa ao fornecedor. Dessa forma, o fornecedor cuida de preparar o pedido e enviá-lo ao cliente.
Assim, você terceiriza o serviço do estoque e pode cuidar de outras partes do negócio com mais tranquilidade.
2- Fulfillment
No fulfillment, o vendedor recebe um depósito para utilizar exclusivamente como estoque do e-commerce. O Seller (vendedor) aloca o estoque do e-commerce com essa empresa de Fulfillment, que mantém esses produtos no estoque e depois envia para o cliente.
É uma alternativa que garante espaço de armazenamento e envio mais eficientes aos clientes. Essa é uma opção boa para quem já trabalha com um número grande de vendas.
3- Venda sob encomenda
Com a venda sob encomenda, o empreendedor recebe os pedidos na loja e só então encomenda com o fornecedor. Depois, o empreendedor recebe esses produtos encomendados e pode fazer o envio ao cliente como preferir.
Ainda nessa modalidade, está a venda de produtos que são produzidos sob demanda ou personalizados, apenas quando existe a encomenda feita pelo cliente. Vale lembrar que para produtos padrões é importante ter o produto em estoque ou rápida disponibilidade
4- Venda de produtos digitais
Se você é produtor de conteúdo, escritor, ou oferece aulas e cursos, esta é uma ótima opção! Isso porque a venda de produtos digitais não envolve nem estoque, nem envio físico. Assim, é uma forma de ter uma loja totalmente online.
Alguns produtos digitais que você pode comercializar são: e-books, revistas digitais, cursos, imagens, e por aí vai. Porém, esse é um nicho mais segmentado que a venda de produtos físicos.
5- Seja um afiliado
Sendo um afiliado, você pode anunciar o produto de uma plataforma ou loja virtual com estratégias de marketing digital e receber uma comissão pela venda.
Com isso, você não precisa enviar os produtos (tudo fica a cargo da plataforma), e consequentemente não se importa com estoque.
Como você pode ver, existem várias modalidades diferentes de loja virtual sem estoque, e é possível escolher aquele que mais se adequa ao seu produto ou plano de negócio.
No entanto, independentemente de ter estoque ou não, uma boa organização é fundamental para ter controle sobre as vendas. Por isso, preparamos uma planilha de custos para e-commerce, que auxilia o empreendedor na hora de fazer a gestão. Para ter acesso a esse material, clique aqui