Está pensando em começar a investir em e-commerce neste ano? Ou já tem uma loja virtual e quer saber como melhorá-la para vender mais?
Neste post do ComEcomm, nós trazemos as principais tendências para e-commerce em 2023. Então, acompanhe este texto até o final e fique por dentro das novidades.
1) Omnichannel
Omnichannel significa estar presente em diferentes redes e canais. Porém, mais do que isso, para essa estratégia funcionar é preciso criar uma experiência de compra e atendimento ao consumidor que seja consistente em todos esses locais — tanto no físico como no digital.
Algumas dicas práticas são:
- Ofereça vários canais de atendimento, como redes sociais, chat online, telefone e e-mail.
- Personalize a experiência de compra do seu cliente.
- Integre todos os canais de compra e atendimento.
- Tenha uma equipe treinada.
- Centralize o atendimento em uma plataforma omnichannel.
2) Social Commerce
Você já ouviu falar do Comércio Social? As marcas estão utilizando as redes sociais para melhorar a experiência do usuário e fazer vendas diretas. A estratégia é atrair o cliente diretamente para o perfil da marca e permitir que faça compras nesse mesmo canal.
Essa é realmente uma forte tendência: 30% dos consumidores dizem ter interesse em comprar diretamente pelas redes sociais.
3) Crescimento de serviços de assinatura
De acordo com a Gartner, em 2023, 75% das empresas no setor de vendas oferecerão serviços recorrentes.
Os clubes de assinatura se tornaram um modelo altamente rentável, utilizados por grandes nomes como Netflix, Amazon e HBO. No setor de e-commerce, a Grand CRU é um ótimo exemplo.
A assinatura é uma estratégia para garantir fluxo de receitas contínuo e ter previsão de caixa para investimentos ou despesas.
4) Crescimento de Marketplaces
O uso de marketplaces continua em alta e pode ser considerado uma tendência para e-commerce em 2023.
A principal vantagem de ter um e-commerce dentro de um marketplace é que quase 80% dos consumidores online utilizam essas plataformas.
5) Hiperpersonalização
Personalizar a experiência de venda é fundamental para criar um relacionamento exclusivo com o público.
Ofertas personalizadas fortalecem o relacionamento entre o cliente e a marca. Mais que uma tendência, a hiperpersonalização no e-commerce é uma verdadeira oportunidade de conversão e fidelização do consumidor.
Portanto, saia na frente e aposte nessa tendência para seu e-commerce em 2023.
6) Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial oferece recursos incríveis para potencializar o crescimento do seu comércio eletrônico.
Existem inúmeras soluções que garantem uma melhor experiência de uso, como atendimento por chatbots, recuperação de carrinho por e-mail marketing, vitrines inteligentes de recomendações baseadas em dados dados de navegação.
E aí, você já está pronto para aplicar essas tendências no seu negócio?
Então, aproveite e assine também nossa newsletter para receber mais conteúdos como esse.