Migrar a loja para o online é, hoje em dia, uma das prioridades dos empreendedores. Isso porque quem não tem uma loja virtual perde a oportunidade de aumentar seu alcance, conquistar novos públicos, oferecer diferentes alternativas de compra para os clientes e fidelizá-los — entre outros motivos.
Dessa forma, mesmo que você já tenha uma loja física de sucesso, investir no online é a chave para crescer ainda mais.
Porém, muitos empreendedores acabam tendo dúvidas sobre a melhor forma de fazer essa transição, visto que é de suma importância seguir os passos corretos e realizar uma migração segura e eficiente.
Pensando nisso, nós preparamos este conteúdo. A seguir, você vai conferir 8 dicas práticas que, se seguidas, garantem seu sucesso ao migrar sua loja para o online.
8 dicas práticas para migração de loja para o virtual
Saiba tudo sobre como montar sua loja virtual em 8 passos:
1- Escolher plataforma de e-commerce correta
Esse talvez seja o passo mais importante, afinal, é a escolha da plataforma de e-commerce que guiará suas vendas. Assim, é muito importante fazer uma boa pesquisa, entender o que cada plataforma oferece, conhecer a interface, e saber bem o que você precisa e o que funciona melhor para o seu nicho.
Em nosso blog, você encontra um conteúdo completo com dicas preciosas para escolher a melhor plataforma de acordo com seu negócio.
2- Levar a marca para as redes sociais
As redes sociais são, atualmente, a nossa principal forma de comunicação, por isso, é fundamental que sua loja tenha um perfil.
Primeiro, descubra onde seu público está: Instagram, Facebook, WhatsApp? Escolha a rede que mais se adequa a ele e invista tanto em anúncios quanto conteúdo orgânico.
É muito importante que você consiga estabelecer um relacionamento mais próximo através das redes.
Se for preciso, faça um curso de redes sociais e entenda como se comportar e atrair seu público.
3- Aprender sobre marketing digital
Ter conhecimento sobre as estratégias de marketing digital é outro passo a ser seguido. Então, não deixe de estudar sobre o assunto, pois mesmo que você terceirize essa função, precisa saber como fazer.
Clique aqui e veja as principais estratégias para seu negócio online prosperar.
4- Investir em Inbound Marketing
O Inbound Marketing se trata de estratégias de marketing online em que a empresa se promove através da criação de conteúdo de valor. Assim, atrai um público realmente interessado em consumir seus produtos. Isso se dá a partir do SEO, blogs, podcasts, newsletters, entre outros.
5- Estudar os custos relacionados ao comércio virtual
Colocar uma loja no ar tem diversos custos, e é imprescindível que você os conheça. Na hora de escolher o melhor site já precisa estar atento a questões como domínio e manutenção da plataforma. Mas além desses custos, também existem taxas de tributos e anúncios, entregas e produção dos produtos. Ou seja, ficar atento aos custos garante que seu negócio possa funcionar.
Confira aqui nossa planilha exclusiva com todos os custos de e-commerce.
6- Buscar ajuda especializada
Muitas vezes, fazer tudo sozinho pode ser complicado. Por isso, se você sentir a necessidade, busque ajuda especializada. Seja através de mentoria ou um curso mais específico, não tenha medo de investir nesse apoio.
Afinal, como é possível perceber, a criação de uma loja online demanda muitos conhecimentos diferentes da loja física, e o empreendedor pode não ter pleno conhecimento de todos eles.
7- Investir em marketplaces
Os marketplaces estão crescendo muito, e são uma forma de começar sem um grande investimento. Você pode, inclusive, iniciar sua migração por um marketplace, e depois partir para ter sua própria loja virtual..
Nas plataformas como Mercado Livre, Amazon e Magalu, você consegue anunciar seu produto de forma simples e intuitiva.
8- Fazer networking com outras pessoas do ramo
A última dica é fazer networking! Conhecer outros empreendedores que já passaram por esse processo ou que estão passando é sempre enriquecedor. Dessa forma, é possível aprender com os erros e acertos dos outros, e conhecer pessoas que podem ajudar você nessa jornada.
Uma forma de fazer networking é participando de um clube de e-commerce, como o ComEcomm.
O ComEcomm é um Comitê de Líderes de E-commerce, cujo principal objetivo é fortalecer a presença digital de empreendedores e valorizar o mercado.
Sendo um membro do comitê, você pode contar com outros empreendedores, mas não é só isso, terá também acesso a treinamentos, missões exclusivas, palestras, oficinas tech, happy hour, mentorias, reuniões, apoio à suas dúvidas e muito mais… enfim, tudo o que precisa para fazer a migração de sua loja para o virtual.
Quer saber mais sobre o comitê? Entre em contato conosco e conheça os benefícios de se tornar membro!