Você está pensando em abrir um negócio virtual mas não sabe por onde começar?

Na teoria, tudo parece muito fácil, não é? No entanto, a hora de colocar em prática pode deixar o empreendedor iniciante perdido na quantidade de processos.

Pensando nisso, nós preparamos este artigo com 5 dicas para criar uma loja virtual!

Escolhemos algumas dicas bem práticas, e com elas você vai conseguir se organizar e dar os primeiros passos com tranquilidade!

Então continue com a gente e saiba mais sobre o assunto.

5 dicas para e-commerce para iniciantes

1- Encontre o nicho correto

e-commerce para iniciantes: dicas

O primeiro passo para criar uma loja virtual é definir o nicho. Afinal, para saber como vender um produto, você precisa ter em mente quem vai comprá-lo. 

Assim, você consegue direcionar bem as ideias e investimentos, a fim de se consolidar no mercado e fidelizar o cliente.

Portanto, pense com cuidado no nicho que vai escolher. Pesquise o mercado, entenda o que está em alta, o que realmente vale a pena, e então meça os prós e contras de cada produto.

2- Trabalhe um diferencial de marca

Além de direcionar seu produto, é importante pensar em um diferencial. Isso porque o mercado de e-commerce é muito vasto, e certamente existem outras empresas com o mesmo nicho que o seu.

Por isso, pergunte-se: por que o cliente escolheria comprar em sua loja ao invés de outra? O que você oferece de especial para fidelizar? Quais são as vantagens que seu negócio oferece?

Esse diferencial pode ser trabalhado em suas redes sociais, campanhas, design e promoções. 

3- Explore os marketplaces

e-commerce para iniciantes: explore os marketplaces

Utilizar os marketplaces é uma ótima forma de alcançar mais público, com um baixo investimento inicial — tanto em estrutura (loja virtual) como em comunicação. 

Portanto, é importante você considerar o uso dessas plataformas para vender os seus produtos. 

4- Planeje o Crescimento Progressivo

Outra dica fundamental é ter um planejamento estratégico a longo prazo. 

Antes de iniciar a loja virtual faça um planejamento que considere suas metas e crescimento. 

Dessa forma você consegue realizar escolhas mais estratégicas para o desenvolvimento da sua loja, como a plataforma de e-commerce ideal e os marketplaces mais indicados. 

5- Conheça outros empreendedores

Ser um empreendedor é difícil, e lidar com os vários processos de uma loja virtual pode ser um grande desafio. 

Nesse caso, é muito valioso conhecer outros empreendedores e trocar experiências. Entender o que funciona para um, se inspirar em um case específico… Enfim, tudo pode ajudar você a compreender melhor seu negócio e onde deseja chegar como empreendedor.

Então, que tal conhecer o Comitê de Líderes de E-commerce (ComEcomm)? 

O ComEcomm é um grupo de empreendedores e executivos que se reúne para trocar experiências e se apoiar. Além disso, o comitê também oferece capacitação, materiais informativos, mentoria e muito mais para ajudar os empreendedores a crescer.

E aí, gostou das dicas para criar uma loja virtual? Qual outra dica poderia dar para um empreendedor iniciante? Deixe nos comentários!