O seu e-commerce tem uma estratégia de branding implementada?
Se a resposta foi não, este texto vai te convencer a levar isso a sério, e se foi sim, talvez possamos adicionar ideias para contribuir com o seu trabalho.
Neste artigo vamos explicar o que é o branding, como aplicá-lo e quais são as suas vantagens para uma loja virtual.
Para saber tudo sobre o assunto, acompanhe este texto até o final.
O que é branding
O que seu e-commerce quer passar ao consumidor? Como ele quer ser percebido? O branding é parte do que define essas respostas.
Cores, fontes, imagens, valores de marca, conceito visual: tudo isso identifica o que é, como sua loja se posiciona, e isso o que faz dela algo único.
Branding são estratégias de desenvolvimento e gerenciamento de marca que usam técnicas para gerar conexão com o cliente, criando um conceito em sua mente.
No caso do e-commerce, o branding está relacionado às sensações que o consumidor terá ao entrar em sua loja virtual e navegar por ela — mas não é só isso.
Quais são as estratégias de branding?
Identidade visual
A identidade visual de uma marca precisa ser bem pensada, pois é ela que vai delinear as formas como sua empresa é percebida pelos consumidores.
Assim, é fundamental que as cores, fontes, logotipo, imagens, design e o próprio e-commerce sejam pensados com base nos valores da marca e nos objetivos de mercado da sua empresa.
Tom de voz
Como a sua marca se comunica? É mais séria ou mais descontraída? Ela faz uso do humor ou tem um tom mais formal? Esses detalhes devem ser cuidadosamente analisados e adequados às estratégias de branding do seu e-commerce.
Presença digital
Não basta ter um uma loja virtual, sua marca precisa de uma presença digital em forma de conteúdo na Internet, o que pode incluir: postagens constantes em redes sociais, blog com textos relevantes, e-mail marketing e muito mais.
Vantagens do branding para e-commerce
Apenas conhecendo o significado do termo já é possível compreender que o branding é muito importante para um e-commerce, não é?
Mas quais são as reais vantagens que isso pode trazer para o empreendedor?
Valor agregado
O valor agregado pode ser financeiro ou não, e está relacionado a como as expectativas do cliente são atendidas.
Um exemplo de valor agregado é quando o cliente encontra sua loja e sente que, além de ter a possibilidade de adquirir um produto de qualidade, esse produto também está alinhado com seus valores, ou até mesmo a uma sensação de afeto.
Confiança na hora de comprar
Ao se identificar com uma marca o cliente sente mais confiança para adquirir um produto.
Aumento das vendas
O branding, quando bem implementado, traz um aumento significativo das vendas em seu e-commerce.
Fidelização
Além do aumento de vendas, um cliente que se identifica com a marca tende a voltar a consumir seu produto. Assim, o branding também ajuda na fidelização.
Para construir o branding para e-commerce é preciso contratar bons profissionais ou aprender tudo sobre o assunto. Além disso, também é necessário ter muita organização financeira.
Pensando nisso, a ComEcomm preparou uma planilha completa para ajudar você a se organizar. Visite nosso site e confira essa planilha!