O Mercado Livre tem figurado entre os sites mais acessados do Brasil nos últimos anos, sendo o maior marketplace da América Latina. Portanto, não há dúvidas de que é uma ótima oportunidade para quem quer começar a vender seus produtos.
Além disso, é relativamente fácil fazer seu cadastro. Tudo que você precisa é criar uma conta, configurar suas informações e começar a listar seus produtos. O processo é bem intuitivo e conta com suporte e tutoriais para ajudar os vendedores a iniciarem suas atividades.
Se você está começando no e-commerce e escolheu essa plataforma como porta de entrada, continue a leitura, pois vamos apresentar 5 passos para quem quer realizar as primeiras vendas no Mercado Livre.
1) Conheça bem o seu público
Por reunir vários vendedores em um único lugar, o Mercado Livre conta com um público bastante diversificado. Nesse sentido, a melhor forma de garantir que seu e-commerce se destaque da concorrência é entender quem são seus potenciais clientes.
Uma pesquisa completa de público-alvo pode te ajudar nessa tarefa. Defina características como:
- Idade;
- Gênero;
- Localização Geográfica;
- Interesses.
Além disso, questione-se sobre quais são as reais dores do seu público e como o seu produto pode ajudá-los a superá-las.
E para conhecer melhor a sua ausência, existem inúmeras ferramentas que podem te ajudar, incluindo o Google Analytics e o Facebook Insights. Outra dica é utilizar formulários online e fazer pesquisas de mercado para coletar informações detalhadas sobre um determinado público.
2) Escolha os produtos corretamente
Após pesquisar sobre seu público, é preciso escolher os produtos certos para vender no Mercado Livre. Para realizar uma escolha lucrativa, tente fazer uma análise das principais tendências de consumo e quais são os produtos mais vendidos no marketplace.
Não deixe de observar a concorrência e identificar quais são as oportunidades e nichos que ainda não foram explorados.
Lembre-se também que existem produtos não permitidos na plataforma, como itens perecíveis, armas, munições e produtos perigosos ou inflamáveis. Antes de definir o produto, o ideal é que você leia atentamente as políticas de venda do site.
3) Invista em marketing digital
A seguir listamos algumas estratégias de marketing digital que podem te ajudar a impulsionar suas vendas e aumentar a visibilidade da sua loja dentro do Mercado Livre:
- Utilize a ferramenta de anúncios disponibilizada pelo próprio site;
- Personalize e fortaleça a identidade da sua marca;
- Compartilhe o link da sua loja nas redes sociais;
- Crie um blog e ofereça conteúdos úteis aos leitores;
- Faça parcerias com influenciadores para promover seus produtos;
- Crie sua lista de clientes e envie ofertas através do e-mail marketing.
4) Use ofertas e Descontos
Ofertas e descontos são uma forma de atrair novos clientes e fomentar as vendas. O próprio Mercado Livre oferece um sistema de descontos para criar promoções temporárias em produtos específicos. Lembre-se de incluir uma boa descrição, fotos e vídeos de qualidade antes de anunciar um desconto nos seus produtos.
5) Ofereça um atendimento de excelência
Não adianta ter um produto de qualidade se sua loja não responde prontamente às perguntas dos clientes. Ter um atendimento personalizado faz parte do processo de vendas. É necessário mostrar que sua empresa está disponível para tirar dúvidas e ajudar caso surjam problemas.
Como você viu, para realizar as primeiras vendas no Mercado Livre é preciso ter um planejamento bem definido.
Se você pretende iniciar suas vendas no e-commerce, junte-se ao Comitê de Líderes de E-commerce (ComEcomm) e conheça nossas soluções. Juntos, podemos ajudar sua empresa a atingir novos patamares de sucesso no mundo online.