A conclusão aparece na segunda Pesquisa de Comportamento E-consumidor Ribeirão Preto e Região, realizada pelo ComEcomm

O Comitê de Líderes do E-commerce (ComEcomm) divulga os resultados do segundo número da Pesquisa de Comportamento E-consumidor Ribeirão Preto e Região. Trata-se de uma iniciativa do ComEcomm em parceria com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Ribeirão Preto (CDL Ribeirão Preto), o E-commerce Brasil, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto (Sincovarp). Por meio de 126 questionários válidos, informações coletadas on-line entre julho e outubro de 2021, tem-se o intuito de compreender o perfil dos consumidores locais na internet, bem como seu comportamento e o impacto da economia regional nas operações de comércio eletrônico.

Como destaque, está o fato do e-consumidor da localidade se mostrar bastante maduro ao realizar compras no ambiente virtual. A começar pelo fato de 93,7% dos respondentes terem o hábito de comprar on-line. Mais: 63% compraram pela internet uma ou mais vezes durante os últimos 6 meses e o valor de compras, individualmente, ultrapassa a marca de R$ 1.000,00 para 55% dos entrevistados (também considerando o último semestre).A postura madura revela-se ainda no quesito segurança: mais de 49% dos consumidores escolhem lojas virtuais que tenham boa reputação e mais de 75% optam por empresas conhecidas. A confiança na marca (aliada a frete grátis, preço e prazo de entrega) representa um fator determinante para que o cliente adquira o produto. Quanto a fraudes, 66,9% dos participantes da pesquisa não passaram por uma fraude em compras no universo digital.

Atenção para o “figital”

Por falar em mundo digital, a pesquisa em foco frisa que a confluência desse universo com o físico está cada vez mais comum. 89,7% dos consumidores apontam o costume de consultar na internet antes de realizarem uma compra em uma loja física. Nesse sentido, a busca por canais integrados, que bem articulam as duas esferas, só cresce.

Para conhecer os resultados da pesquisa na íntegra, clique aqui.