Com o novo recurso da martech em sua plataforma Adding, os profissionais de marketing podem gerar um plano de mídia digital por meio de apenas um clique

Solução criada pela Myntelligence, multinacional de tecnologia com foco em marketing digital, traz uma perspectiva mais eficiente para um dos maiores desafios da área: planejar campanhas de mídia. Se anteriormente os profissionais que atuam no segmento precisavam viver entre ferramentas, PPTs com históricos de campanhas, planilhas de Excel e análises de gráficos, com o Predictive Planning, utilizado na plataforma Adding da Myntelligence, eles podem gerar um plano de mídia com apenas um clique.

A plataforma Adding permite a reconstrução de todo o modelo de gerenciamento de campanha, aprimorando-o com automação, o que garante um sistema capaz de tornar todo o processo de investimento publicitário cross channel (pesquisa, social, display, nativo, rádio, OOH e TV endereçável) mais eficiente, mais simples e acessível para todos. “Quando pensamos no mundo do CRM, o software vem imediatamente à mente; por outro lado, quando pensamos em publicidade digital, ainda relacionamos à estrutura de uma agência.” A comparação é de Carlo De Matteo, cofundador e manager partner de Produto e Marketing da Myntelligence, para quem o mercado publicitário já está pronto para adotar seu próprio software.

E é esse modelo, com a centralização dos dados multicanais em uma única plataforma, que tornou possível a criação do Predictive Planning. Com a infraestrutura de dados de marketing organizada em um só lugar, os resultados passam a ser constantes, garantindo uma dinâmica e uma escala de predição contínua. “Ao contrário de um projeto de consultoria, normalmente implementado top down, o algoritmo do Predictive Planning vai além do media mix modeling e garante mais consistência aos ganhos perenes do marketing de performance, dando aos operadores uma visão data driven para a tomada de decisão, mais agilidade e, consequentemente, possibilitando mais vendas”, exemplifica Marcos Saurin, líder da Myntelligence no Brasil.

Nessa rotina de performance, basta que o operador insira o KPI desejado e o plano de mídia passa a ser entregue, sem esforço, por uma máquina, fazendo com que o profissional envolvido passe a atuar de forma mais estratégica. Essa previsão baseada em modelos de inteligência artificial e machine learning chega a atingir 99,7% de precisão. “Tudo isso se dá com base na análise histórica e nos níveis de saturação de cada métrica (cliques, conversão, impressões, entre outros), permitindo aos clientes a alocação de gastos não apenas por nível de veículo, mas por nível de formato”, comenta Saurin.

Pelos modelos tradicionais, prever o sucesso de uma campanha de marketing digital antes de sua implementação ou modificar seus parâmetros depois de iniciada sempre foram tarefas difíceis, que requerem uma análise de dados cara e pouco confiável. “Temos trabalhado cada vez mais para garantir aos nossos clientes autonomia sobre suas campanhas, permitindo que eles as direcionem de forma adequada, otimizando seus parâmetros de investimento de forma imediata, precisa e realmente eficiente”, conclui Saurin.

Perfil da companhia
A Myntelligence é uma multinacional de tecnologia, com escritórios em Milão, Roma, Londres e São Paulo, que oferece aos anunciantes uma plataforma proprietária, a Advertising Automation (Adding), garantindo o gerenciamento de todos os investimentos de mídia digital a partir de uma única interface e em uma perspectiva multicanal, além da possibilidade de integração com outras plataformas de marketing digital. Dessa forma, os anunciantes podem planejar, executar e analisar todas as campanhas de display, social, pesquisa, vídeo, celular, SMS, e-mail, notificações push e OOH em um único local. Graças a algoritmos de machine learning criados pela própria empresa, como o Predictive Planning, os clientes podem automatizar e otimizar campanhas, agilizando todo o processo, aumentando seu desempenho e o retorno do investimento publicitário