
Quem responde à pergunta é Fabiano Porto, engenheiro de soluções para e-commerce e ouvinte dos episódios produzidos pelo ComEcomm.
O que faz com que alguém se torne ouvinte de um podcast? Vários são os motivos, é certo. Mas, em especial, o podcast Líderes de E-commerce, um projeto do Comitê de Líderes de E-commerce (ComEcomm), traz experiências e desperta ideias que o torna uma alternativa para quem quer se aproximar daqueles que constroem o comércio eletrônico no Brasil. A opinião é de Fabiano Porto, engenheiro de soluções para e-commerce na Salesforce. Com vasta experiência na área, tendo atuado em empresas como Pão de Açúcar, Extra, Sephora, Jet e Agência E-Plus (onde foi sócio-diretor), Fabiano acompanha o trabalho do ComEcomm e frisa quatro razões pelas quais indica o podcast em questão. Confira.
1) Reconhecer desafios
“Para mim, a principal mensagem do Líderes de E-commerce é: existem, de fato, inúmeros desafios na área de operações”, aponta Fabiano. Identificar tais desafios, vale dizer, corresponde a um primeiro passo para que se construam respostas satisfatórias. Nesse sentido, compreender as dificuldades comuns do setor representa um exercício analítico fundamental.
2) Inspirar-se
Conhecer as trajetórias de outros profissionais e as ideias que os tornaram relevantes no e-commerce é, na opinião de Fabiano, uma fonte de inspiração. “Ao ouvir o podcast, por exemplo, aprendo com os excelentes profissionais convidados. E tenho ideias que podem colaborar com o meu trabalho, com as soluções que apresento para os diversos varejistas”, salienta.
3) Diminuir distâncias
“Os episódios trazem, de certo modo, aquilo que o período pandêmico nos tirou: a troca”, define Fabiano. Seja em razão das medidas sanitárias impostas pela covid-19 ou por outros motivos que impõem um distanciamento físico entre os profissionais do comércio eletrônico, a possibilidade de conversas semanais através do podcast mitiga, na avaliação do engenheiro de soluções, esse afastamento.
4) Treinar a escuta
A essência de um podcast está em, justamente, fazer com que o ouvinte se atente para o que outro fala. “Programas de áudio são uma alternativa para que pratiquemos essa escuta cuidadosa, atividade que nos ajuda em todos os campos de nossas vidas”, resume Fabiano.
Para ouvir o Líderes de E-commerce, clique aqui ou procure o podcast em o seu agregador de preferência, a exemplo do Spotify, Deezer, Amazon Music, Apple Podcasts, Google Podcasts e Castbox. Ouça e compartilhe as suas impressões em nossas redes sociais.