No último dia 10/04/2018 o comEcomm (Comitê de Líderes de E-commerce) realizou a palestra “Como o atendimento ao cliente pode ajudar nas vendas pela internet”, na Faculdades Reges de Ribeirão Preto, para os membros e associados do comEcomm.

A palestra foi ministrada pelo Denis Mascarenhas, ex Coordenador de E-Commerce na Raia-Drogasil e Consultor de Digital na New Way (plataforma de atendimento multicanal especializada em chatbot).

Entre os vários assuntos abordados por Mascarenhas:

1. Antes de qualquer coisa, invista na sua logística.
2. Comunique prazos de entrega realistas.
3. Informe sua política de trocas, cancelamentos e reembolsos.
4. Esteja presente na operação de SAC.
5. Tenha presença oficial nos principais canais.
6. Permita que o cliente entre em contato pelo canal que preferir.
7. Responda os clientes o mais rápido possível.
8. Automatize o seu atendimento.

Outro dado muito interessante apresentado foram os 4 APPs mais populares no Brasil:

  • WhatsApp (66%).
  • Facebook (57,5%).
  • Instagram (32,4%).
  • Messenger (20,4%).

Conceitos de Chatbots foram apresentados:
• Chat + Robot = Chatbot ou Bot.
• Máquinas devem trabalhar. Pessoas devem pensar.
• Quase tudo que pode ser feito através de uma conversa telefônica pode ser feito através de um bot.

E para fechar a palestra, foi apresentado o case de Chatbot da Raia-Drogasil, caso de sucesso iniciado por Mascarenhas desde quando atuava no e-commerce da Rede de Drogarias e continuou na New Way.

 

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