O termo UX foi cunhado por Donald Normam, engenheiro da Apple, no início dos anos 90.

De lá para cá, a área trouxe muitas inovações ao mercado digital, pois tem como missão oferecer uma boa experiência ao usuário.

E sabemos que isso é muito importante para vender e fidelizar clientes, não é mesmo?

Portanto, não deixe de conhecer mais sobre o UX Design para e-commerce e entender como aplicá-lo em seu negócio digital!

O que é UX Design

UX é a sigla para User Experience, em português, experiência do usuário. 

Assim, UX Design é um conjunto de técnicas e conhecimentos usados para melhorar a experiência do usuário, trabalhando com as emoções e as sensações.

A importância do UX Design

a importância do UX design no e-commerce

Quando você acessa um site e não consegue se localizar, acaba por ter uma experiência frustrada. 

Pois bem, UX Design trata-se de como pensar a melhor composição de elementos em um e-commerce, a fim de facilitar o caminho do usuário pelo site e proporcionar maior acessibilidade do conteúdo.

Logo, o designer de experiência trabalha para:

  • construir uma interface que guie o usuário ao encontro do que procura de forma eficiente, garantindo que ele não se perca no caminho;
  • fidelizar o cliente a partir de uma boa experiência;
  • criar estética e diagramação baseadas na identidade visual do negócio;
  • criar o caminho que deseja que o usuário trilhe até a conversão da venda;
  • construir uma página com bom desempenho, que facilite a navegação.

Então, investir em UX Design é essencial para melhorar o desempenho de sua página na internet e aumentar as vendas na loja virtual!

Como aplicar UX Design para e-commerce?

como aplicar UX design no e-commerce

E, para finalizar, veja aplicações práticas do UX Design em websites, que podem ajudar você a oferecer uma experiência melhor a quem compra em seu e-commerce.

Testes de design

Os testes A/B são muito importantes para entender qual estratégia de UX funciona melhor em sua plataforma de loja digital.

Login social

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Muitos usuários deixam de finalizar a compra quando percebem a necessidade de criar uma conta para isso. Então, facilite essa ação permitindo o login pelas redes sociais.

Processo de compra com poucas etapas

Outra coisa que faz o cliente desistir é o excesso de etapas que dificultam a finalização da ação.

Além de diminuir o processo, lembre-se de usar breadcrumbs, que tornam visível ao usuário a etapa da compra em que ele está.

Mobile

O formato mobile deve ser sua prioridade na hora de pensar o design, pois mais da metade dos consumidores prefere realizar compras pelo smartphone.

Selos de segurança

Garantir que os selos de segurança de pagamentos e dados estejam visíveis é importante para transmitir confiança ao usuário.

Layout organizado

Organização é a base para que sua página seja intuitiva e fácil de navegar. Portanto, pense de forma estratégica sobre a posição dos menus, botões, etc.

Você já conhecia o UX Design e sua importância para e-commerce? Conte para a gente se já aplica essas estratégias. 

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