O termo UX foi cunhado por Donald Normam, engenheiro da Apple, no início dos anos 90.
De lá para cá, a área trouxe muitas inovações ao mercado digital, pois tem como missão oferecer uma boa experiência ao usuário.
E sabemos que isso é muito importante para vender e fidelizar clientes, não é mesmo?
Portanto, não deixe de conhecer mais sobre o UX Design para e-commerce e entender como aplicá-lo em seu negócio digital!
O que é UX Design
UX é a sigla para User Experience, em português, experiência do usuário.
Assim, UX Design é um conjunto de técnicas e conhecimentos usados para melhorar a experiência do usuário, trabalhando com as emoções e as sensações.
A importância do UX Design
Quando você acessa um site e não consegue se localizar, acaba por ter uma experiência frustrada.
Pois bem, UX Design trata-se de como pensar a melhor composição de elementos em um e-commerce, a fim de facilitar o caminho do usuário pelo site e proporcionar maior acessibilidade do conteúdo.
Logo, o designer de experiência trabalha para:
- construir uma interface que guie o usuário ao encontro do que procura de forma eficiente, garantindo que ele não se perca no caminho;
- fidelizar o cliente a partir de uma boa experiência;
- criar estética e diagramação baseadas na identidade visual do negócio;
- criar o caminho que deseja que o usuário trilhe até a conversão da venda;
- construir uma página com bom desempenho, que facilite a navegação.
Então, investir em UX Design é essencial para melhorar o desempenho de sua página na internet e aumentar as vendas na loja virtual!
Como aplicar UX Design para e-commerce?
E, para finalizar, veja aplicações práticas do UX Design em websites, que podem ajudar você a oferecer uma experiência melhor a quem compra em seu e-commerce.
Testes de design
Os testes A/B são muito importantes para entender qual estratégia de UX funciona melhor em sua plataforma de loja digital.
Login social
Muitos usuários deixam de finalizar a compra quando percebem a necessidade de criar uma conta para isso. Então, facilite essa ação permitindo o login pelas redes sociais.
Processo de compra com poucas etapas
Outra coisa que faz o cliente desistir é o excesso de etapas que dificultam a finalização da ação.
Além de diminuir o processo, lembre-se de usar breadcrumbs, que tornam visível ao usuário a etapa da compra em que ele está.
Mobile
O formato mobile deve ser sua prioridade na hora de pensar o design, pois mais da metade dos consumidores prefere realizar compras pelo smartphone.
Selos de segurança
Garantir que os selos de segurança de pagamentos e dados estejam visíveis é importante para transmitir confiança ao usuário.
Layout organizado
Organização é a base para que sua página seja intuitiva e fácil de navegar. Portanto, pense de forma estratégica sobre a posição dos menus, botões, etc.
Você já conhecia o UX Design e sua importância para e-commerce? Conte para a gente se já aplica essas estratégias.
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