Você já pensou em usar a Realidade Aumentada (RA) no seu e-commerce? Pois bem, atualmente muitas lojas virtuais estão faturando alto por investir nessa nova tecnologia. No setor de e-commerce, a realidade aumentada pode ajudar a melhorar a experiência do usuário e a aumentar a conversão.
Nesse artigo, vamos te mostrar como você pode explorar essa ferramenta emergente para impulsionar suas vendas e fidelizar seus clientes.
Afinal, como a realidade aumentada pode me ajudar no e-commerce?
Para contextualizar, a realidade aumentada nada mais é do que um tipo de tecnologia que combina elementos do mundo real para criar um ambiente híbrido. A RA se diferencia do conceito de Realidade Virtual (RV), no entanto ambas as tecnologias têm foco em tornar a experiência digital do usuário mais imersiva.
De forma simples, a RV cria um ambiente tridimensional por meio do uso de equipamentos especiais, como óculos, capacetes virtuais, telas de projeção e fones de ouvido. Já a RA sobrepõe elementos virtuais ao ambiente físico e cria uma experiência totalmente nova ao usuário que pode usar o próprio smartphone para isso.
Outro ponto, é que a RA é uma tecnologia que destaca elementos do mundo real e pode ser usada para compartilhar informações e criar experiências interativas. Um bom exemplo, são as novas câmeras de smartphones que já permitem a funcionalidade de RA em vários aplicativos.
Como construir catálogos virtuais no e-commerce com a realidade aumentada?
Uma das principais estratégias de marketing, que incluem o uso da realidade aumentada no e-commerce, é a criação de catálogos virtuais. Para isso, você precisa criar modelos 3D de seus produtos e incluí-los em um aplicativo de suporte com interface intuitiva, assim seus clientes conseguirão navegar no catálogo com facilidade.
Além disso, você também pode adicionar guias de compras e vídeos demonstrações, tornando assim a experiência ainda mais personalizada.
Ao visualizar os produtos em 3D, o cliente consegue fazer uma simulação de como alguns produtos físicos – como mobílias por exemplo – ficariam alocados em sua própria casa ou escritório.
Além disso, empresas de produtos eletrônicos, como smartphones e computadores, usam o catálogo para que seus clientes visualizem em ambiente virtual todos os recursos e especificações dos produtos.
É possível utilizar realidade aumentada no e-commerce para testar produtos?
Alguns aplicativos como Instagram e Snapchat já permitem que as empresas criem filtros RA para seus produtos e ofereçam testes aos clientes.
A chamada “prova virtual” tem se mostrado cada vez mais eficaz, várias marcas já incluíram a demonstração de produtos por meio de filtros de prova. Um bom exemplo são os e-commerces de maquiagem, que criam filtros de teste para seus produtos, como batons e sombras.
Os filtros de câmera são um benefício que pode potencializar o seu negócio, já que os clientes têm maior chance de comprar quando experimentam os itens.
Quais as principais vantagens de utilizar a realidade aumentada no e-commerce?
Se você chegou ao final deste artigo, percebeu que a realidade aumentada é uma potente estratégia de marketing para ser utilizada no seu e-commerce. Dentre as principais vantagens dessa ferramenta, incluem-se:
- Maior alcance de clientes
- Experiência imersiva e interativa
- Maior acessibilidade e engajamento
- Visualização 360 graus dos produtos
- Permite agrupar maiores informações dos itens
- Permite criar anúncios personalizados
A realidade aumentada está cada vez mais forte e hoje é uma nova maneira de entregar serviços digitais. Com a demanda global em expansão, as empresas já estão se adaptando para aproveitar todo potencial dessa tecnologia.
Se você quer saber mais sobre esse conteúdo e ficar por dentro das principais novidades para o mundo e-commerce, leia também o artigo “E-commerce em 2023: 6 tendências que você precisa conhecer”.