A iniciativa é do ComEcomm em parceria com ACIF, Sindifranca, Polo Francano de Tecnologia, Sebrae, E-commerce Brasil e ABComm.
Desde 2010, o e-commerce cresce, no Brasil, acima de 10% a cada ano. Particularmente, no biênio 2020-2021, em razão da pandemia de covid-19, intensifica-se o processo de transformação do consumo no país. Tais pontos aparecem na Pesquisa de Comportamento E-consumidor Franca e Região, iniciativa empreendida pelo Comitê de Líderes de E-commerce (ComEcomm), com apoio da Associação do Comércio e Indústria de Franca (ACIF), do Sindicato da Indústria de Calçados de Franca (Sindifranca), do Polo Francano de Tecnologia, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do E-commerce Brasil e da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
Realizada de 1º de maio a 15 de junho de 2021, a pesquisa engloba as cidades que compõem a Região Administrativa de Franca (SP), com acesso à internet. Dos dados levantados, ressalta-se que a maioria dos respondentes, 88,1%, fazem compras virtualmente. Já quem não tem esse hábito apresenta, como justificativa principal, a preferência por ir até a loja física.
Interessante observar ainda que os compradores acostumados à esfera on-line estão também mais habituados a obterem produtos direto no site dos lojistas – cerca de 85% utilizam esse canal. A aquisição consciente é um traço comum para 92% dos entrevistados: compram apenas quando precisam da mercadoria. Simultaneamente a essa informação, há os dados de que quase metade aproveitam promoções e 19% aproveitam cupons de desconto.
Chama a atenção o número expressivo de 93% dos respondentes enfatizando que os artigos comprados são para uso/consumo próprio. E, vale salientar, os itens mais procurados são eletrônicos, roupas/calçados e alimentos/bebidas, sem deixar de perceber que categorias ligadas à saúde e à decoração têm um salto significativo após o início do período pandêmico.
Destaque para o comércio local
Verifica-se que os consumidores buscam por produtos em lojas virtuais da região, sendo que 82% dos respondentes efetuam, de fato, compras nesses canais. Esses estabelecimentos on-line chegam ao conhecimento do público, principalmente, via redes sociais e indicação. Entre as qualidades procuradas estão conveniência, comodidade, economia de tempo, segurança e entrega rápida – características que os lojistas, junto a uma boa divulgação, devem perseguir.
Para acessar os resultados da pesquisa na íntegra, clique aqui.