Você sabe quais são as principais métricas de e-commerce?
Conhecer essas métricas é essencial para quem trabalha com comércio eletrônico. Afinal, é através desses dados que você mensura os resultados do seu empreendimento digital.
Assim, no artigo a seguir você vai entender melhor o que são as métricas de e-commerce, qual sua importância e conferir uma lista das principais.
O que são métricas de e-commerce?
Métricas são todos os resultados que seu e-commerce apresenta por meio de dados específicos.
Esses resultados estão diretamente relacionados à performance de sua loja virtual em vendas, marketing, entre outras áreas.
Sendo assim, a partir das métricas é possível compreender de forma detalhada como está sua atuação, o que está dando certo e o que precisa melhorar.
Além disso, fazer essa análise também reduz custos. Afinal, a partir das métricas é possível resolver problemas no início ou até mesmo antecipá-los, evitando gastos de reparação e prejuízos por conta de erros.
Conheça as principais métricas de e-commerce
E quais são as métricas que o empreendedor precisa ficar atento com mais frequência? Veja a seguir:
Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
O CAC mede o valor de tudo que foi investido para atrair o cliente até o e-commerce.
É importante comparar o CAC com o valor médio gasto por cliente em sua loja virtual. Afinal, se um cliente gasta em média menos que o valor para adquiri-lo, existe um déficit na equação.
Para calcular o CAC no seu e-commerce:
soma de todos investimentos para adquirir um cliente / número de clientes adquiridos
Taxa de rejeição
A taxa de rejeição mostra qual a porcentagem de usuários está deixando a sua loja virtual sem navegar para uma segunda página ou realizar alguma interação.
Na prática, isso pode significar falta de interesse em conhecer outros produtos dentro do seu e-commerce. Portanto, é importante manter essa taxa em um nível baixo.
Para calcular a taxa de rejeição no seu e-commerce:
(sessões sem interação / total de sessões) x 100
Taxa de conversão
Uma conversão significa uma ação que o usuário realiza dentro do seu site e que você definiu como importante para o seu negócio.
Alguns exemplos são: vendas, cadastro em newsletter, download de material gratuito, visualização de um vídeo, etc.
Para calcular a taxa de conversão no seu e-commerce:
(Nº de usuário que realizam uma ação / Nº de usuários) x 100
Abandono de carrinho
A taxa de abandono de carrinho é importante porque mostra a porcentagem de desistência na hora da compra.
A partir da análise dessa métrica, é possível compreender o que precisa ser feito para prevenir que essa ação ocorra com frequência acima do normal.
Para calcular a taxa de abandono de carrinho no seu e-commerce:
(Nº de pessoas que efetuaram uma compra / Nº de usuários que colocaram um produto no carrinho) x 100
Ticket Médio
O ticket médio é o valor médio gasto por cada cliente de seu e-commerce. Essa métrica é importante, entre outras coisas, para avaliar quantos clientes são necessários para alcançar as metas da sua loja virtual.
Para calcular o ticket médio no seu negócio:
Soma das em vendas (R$) / Número de vendas realizadas
Return On Investment (ROI)
O ROI é a sigla em inglês para Retorno Sobre Investimento, e está relacionado ao retorno recebido a partir dos investimentos feitos em determinada área.
Essa métrica é especialmente útil para medir a eficiência das campanhas de marketing em relação às vendas da loja virtual.
Para calcular o ROI no seu e-commerce:
ROI = (valor arrecadado – investimento) / investimento x 100
Como você conferiu, entender e aplicar essa métricas do cotidiano operacional de um comércio eletrônico é fundamental. Só assim é possível mensurar, analisar e fazer mudanças rumo ao sucesso da sua loja virtual.
E se você precisar de apoio para melhorar os resultados ou até mesmo contar com ajuda para descobrir quais são as melhores estratégias para sua loja virtual, conheça o ComEcomm!