O surto da Covid-19 impulsionou ainda mais a digitalização das empresas, que aumentaram a demanda de serviços especializados de tecnologia para se adaptar ao cenário econômico atual.

De acordo com uma pesquisa global Outlook 2020, realizada pela consultoria KPMG, 67% dos executivos ouvidos afirmaram que a digitalização das operações tiveram avanços que colocaram o negócio meses e até anos à frente do que eles esperavam.

Nesse mesmo cenário de pandemia, os e-commerces fortaleceram ainda mais suas operações, despontando como um dos segmentos que mais cresceram no período para atender as necessidades da nova realidade global.

Assim, o comércio online, que já era uma realidade com grande potencial no país, mudou de cara com o “fique em casa”. Produtos e serviços passaram a ter as telas como vitrine e o consumidor descobriu a praticidade e a comodidade de comprar online e receber em casa.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), entre abril e setembro de 2020 (segundo e terceiro trimestres), 11,5 milhões de pessoas fizeram sua primeira compra online. A associação também registrou mais de 150 mil novas lojas online no período.

Porém, muito mais do que apenas criar uma experiência de possibilidade de compras online, os líderes e gestores e-commerce precisam ir além e aplicar inovações para não ficar para trás nesse cenário competitivo. O setor precisa mostrar musculatura e lançar mão de soluções para tornar a experiência da compra online mais prática para o cliente, além de ser rentável e lucrativa.

Um e-commerce, mil possibilidades de inovar

Com o aumento do volume de pedidos, viu-se, por exemplo, a necessidade de ter plataformas mais robustas e aplicativos mobile que permitam uma experiência de compra de maneira prática e na palma da mão, com  acesso rápido e personalizado.  De acordo com a pesquisa “Panorama Mobile Time I Opinion Box”, de fevereiro de 2020, 83% dos consumidores brasileiros usam aplicativo para fazer compras.

Assim, por falar em personalização e automatização de atendimento, a Inteligência Artificial (IA), para muitos uma realidade distante, mostrou-se uma tendência de inovação essencial para melhorar o desempenho de tarefas e ajudar os profissionais de gestão a mapear processos do e-commerce.

Entre eles, uma ferramenta que não pode ser deixada de lado é o chatbot. Ao interagir em um chat de loja de roupas, por exemplo, ou ao comprar um sapato, muitas vezes você estará dialogando com um chatbot que usa inteligência artificial para direcionar você para as páginas certas do site e resolver suas dúvidas sozinho.

E, não é à toa que as empresas têm um maior interesse em um chatbot para WhatsApp. O maior mensageiro do mundo reserva infinitas possibilidades aos e-commerces. Segundo a mesma pesquisa “Panorama Mobile Time I Opinion Box”, 1 bilhão de pessoas usam o Whatsapp todos os dias. Além disso, 93% dos brasileiros com Whatsapp usam o aplicativo diariamente, e 48% dos consumidores se sentem seguros ao comprar pelo app.

Assim, a IA permite às empresas solucionar problemas com agilidade e antecipar futuras compras. Além disso, com o chatbot também é possível:

  • Gerenciar as etapas do funil de vendas;
  • Realizar rápido atendimento, melhorando o índice de satisfação dos clientes;
  • Coletar dados sobre o mercado;
  • Captar e qualificar leads;
  • Fazer a nutrição de contatos.

Outro aliado dos e-commerces é o Google Analytics, que permite mapear a jornada de navegação do cliente, além de medir, entre outros parâmetros, o impacto dos seus esforços de marketing e o tráfego da loja. Assim, é possível otimizar estratégias publicitárias, elementos de layout e a exposição dos produtos.

Como aliado do Google Analytics, temos o SEO para acompanhar as evoluções dos algoritmos e mudanças na forma de buscar conteúdos e produtos na internet. Um dos maiores objetivos dos gestores de e-commerce é que sua página esteja entre as primeiras sugestões do Google em uma busca orgânica. Para que isso aconteça — e a página esteja sempre em destaque —, é preciso bastante trabalho e atualização, além de uma boa plataforma de ecommerce. Assim, o SEO reúne técnicas e práticas para melhorar o site para aumentar as possibilidades de novos visitantes e vendas.

Na mesma linha para quem deseja um e-commerce de sucesso está o uso de marketing digital para desenvolver estratégias nos canais digitais. Utilizando blogs, sites, mídias sociais, e-mail, SEO e diversas estratégias, o marketing digital foca em solucionar as dores e encontrar potenciais clientes, sempre almejando a venda.

Ao investir em anúncios patrocinados, por exemplo, é possível não só aumentar o número de visitantes do e-commerce, mas também captar novos leads, segmentar o público, aumentar a conversão, fazer relacionamento e  aproximar o cliente da marca.

Essas e outras implementações visam deixar o e-commerce mais personalizado, com menor tempo de espera e melhor experiência para cliente.

E-commerce e inovação tecnológica: Como aplicar

Diante dessa busca diária por inovação, viu-se também o crescimento de parcerias e implementações de soluções tecnológicas de startups. E, foi pensando nesse ambiente desafiador que nasceu a Deeper, o primeiro marketplace de soluções inovadoras, que vem com o propósito de conectar o mundo das startups e das empresas de forma estruturada e dinâmica, impulsionando a transformação digital.

Por meio de uma metodologia própria e exclusiva, a Deeper Boost, a empresa atua como uma facilitadora em todo o processo de inovação, desde o  levantamento da necessidade de cada corporação até a adoção de soluções estratégicas, apoiando os líderes do setor corporativo e de startups.

Como funciona

A Deeper seleciona startups que utilizam tecnologias baseadas nas Top tendências de renomadas referências do mercado, como a consultoria Gartner, para, assim, apresentar soluções para os mais diversos desafios da inovação.

Dessa maneira, os serviços oferecidas pelo market place beneficiam as empresas rumo à inovação, tendo como resultado, entre outras ações:

  • Transformação digital;
  • Ganho de produtividade;
  • Melhoria da experiência do cliente;
  • Otimização de custos;
  • Infraestrutura de dados;
  • Novas oportunidades de negócios.

 

Para implementar essas e outras soluções inovadoras, além de otimizar e aperfeiçoar o seu e-commerce, agende uma assessoria gratuita com a Deeper.

 

Vamos conversar?

https://deeperinova.com/

(11) 4858-8066
contato@deeperinova.com