“Trabalhamos o ano todo esperando duas datas: o Dia das Crianças e o Natal”, avalia Lucas
Tudo começa há sete anos, quando Lucas Cardoso se vê desempregado. Após a demissão, ele passa a dedicar os seus esforços em favor da construção de um negócio próprio. Surge, assim, a Valentina Brinquedos, empresa cujo nome homenageia a filha de Lucas. Membro do Comitê de Líderes de E-commerce (ComEcomm), o CEO comenta ainda sobre a importância de participar dessa rede de contatos e trocas. Confira a entrevista pingue-pongue.
Assista também ao bate-papo com Lucas Cardoso na 82ª edição da Live Podcast Líderes de E-commerce abaixo.
Como era a sua relação com brinquedos na infância?
Quase não tinha brinquedos. Precisava usar a imaginação e utilizar embalagens de alimentos como a de óleo e a detergente para brincar.
Quando você percebeu que o universo dos brinquedos seria um caminho profissional possível?
Nunca me imaginei trabalhando com brinquedos. Porém, isso mudou quando comecei a trabalhar em uma empresa desse ramo.
Como nasceu a Valentina Brinquedos? E por que o nome Valentina?
A Valentina surgiu de uma necessidade depois de ter sido desligado da empresa onde trabalhava. Valentina vem do nome da minha filha, Rebecca Valentina.
Como você avalia a importância do e-commerce para a sua empresa?
Para mim, o e-commerce é crucial, já que a empresa foi criada nesse modelo. As vendas on-line correspondem a 95% do nosso faturamento.
Quando você entrou no ComEcomm? Como tem sido a sua experiência?
Entrei no ComEcomm em meados de agosto de 2021. Tem sido uma experiência bem rica, uma troca de conhecimentos em um grupo muito legal.
Qual o impacto que o Dia das Crianças tem para a Valentina Brinquedos?
O impacto é gigantesco. Trabalhamos o ano todo esperando duas datas-chave: o Dia das Crianças e o Natal. Em outubro, o nosso faturamento sobe em torno de 30% em comparação a outros meses.
Quais as dicas para preparar o e-commerce para datas importantes?
Traçar uma estratégia clara, organizar as equipes tanto de expedição quanto da área comercial para que nada dê errado e ter um estoque significativo (em especial, de produtos com potencial), a fim de não perder vendas.
Como foram as vendas na pandemia? E qual a sua expectativa para o Dia das Crianças deste ano?
Como a empresa foi fundada e cresceu no e-commerce, o período da pandemia, para nós, só alavancou as vendas. De 2020 a 2021, crescemos 234%, um boom considerável, Para este ano, espero que cresçamos em torno de 15% em comparação a mesma data em 2021.
O que te motiva a continuar acreditando na Valentina Brinquedos?
A minha maior motivação vem dos meus filhos: desejo que eles não passem pelas mesmas dificuldades por que passei na minha infância. Em segundo lugar, gerar empregos e, com isso, colaborar para que alguém possa levar o sustento para casa é algo que me impulsiona.