Está pensando em migrar loja física para virtual? Essa vem sendo, cada vez mais, uma opção para os empreendedores.
Afinal, o mercado digital está em constante crescimento: segundo um estudo da SmartHint, o e-commerce brasileiro teve um aumento de faturamento de 785% só nos cinco primeiros meses de 2022 em comparação com o período pré-pandemia.
Assim, investir em e-commerces é um negócio lucrativo em diversos nichos de empresas.
Então, se você deseja saber mais sobre migração de loja física para virtual a fim de mudar seu negócio para o digital, confira a seguir 6 dicas práticas para tirar esse plano do papel!
6 dicas práticas para migrar loja física para virtual
1) Elabore um plano de negócios
Antes de qualquer coisa, faça um bom plano de negócios. É isso o que irá guiar o novo formato da sua operação, suas estratégias, as pessoas e os requisitos básicos para alavancar suas vendas.
2) Conheça as empresas de entrega
Um dos principais pontos dos serviços virtuais é a entrega. Então, essa é uma parte muito importante de sua estratégia.
Logo no começo da migração de loja física para virtual você já deve conhecer empresas e formatos de entrega para facilitar o acesso dos clientes.
- Leia também: E-commerce para iniciantes: 5 dicas para ter sucesso
3) Adapte as estratégias de vendas
Ao migrar para loja virtual, você também vai precisar adaptar suas estratégias de venda. Afinal, elas foram pensadas para o formato presencial, não é mesmo?
Então, estruture muito bem como será feita a comunicação, quais conteúdos irá oferecer, qual a melhor forma de mostrar seu produto, etc.
4) Escolha uma boa plataforma
A escolha da plataforma de e-commerce deve ser um dos pontos centrais dessa mudança para o digital.
Afinal, é através da plataforma que você irá realizar as vendas e conferir todos os processos operacionais do negócio.
Portanto, estude sobre marketplaces e outras plataformas específicas para lojas virtuais.
5) Estude sobre gestão de estoque para e-commerce
Seu e-commerce contará com estoque ou não?
Hoje, as lojas virtuais sem estoque são uma ótima opção para empreendedores que ainda estão construindo sua clientela online. No entanto, se sua intenção é utilizar o estoque da loja física esta é uma modalidade totalmente diferente.
Independente da forma, é fundamental que você entenda tudo sobre gestão de estoque para comércios virtuais, pois toda a dinâmica é alterada nessa transição.
6) Procure ajuda especializada
Por que fazer tudo sozinho se você pode pedir ajuda? Hoje, muitos empreendedores podem ajudar você na jornada de migrar seu negócio para o digital, então não deixe de fazer networking.
Além disso, você pode buscar mentorias e cursos especializados. Isso vai te ajudar muito a conhecer melhor os processos do mundo virtual, que são bem diferentes.
Para te auxiliar nessa caminhada, o Comitê de Líderes de E-commerce (ComEcomm), formado por um grupo de empreendedores, profissionais e empresas que trabalham com comércio eletrônico, oferece conteúdo qualificado, mentorias, eventos, oficinas tech e muito mais.
Está buscando apoio para fazer a migração de loja física para virtual? Clique aqui e se inscreva no ComEcomm.