Aprender a utilizar o novo Google Analytics 4 para e-commerce deve ser uma prioridade para sua empresa nesse momento. Isso porque, em julho deste ano (2023), o Universal Analytics não será mais o modelo utilizado para a coleta e análise de dados. 

Essa mudança será significativa e trará novas propriedades e uma estrutura diferente da que já vem sendo usada. Portanto, é preciso ficar atento ao que vem por aí.

Mas afinal, o que de fato muda e por que é preciso se atualizar? Essas respostas você acompanha a seguir neste artigo.

Por que migrar para o Google Analytics 4 é importante para seu e-commerce?

Google Analytics 4 para e-commerce

Se você ainda não configurou o GA4 no seu e-commerce, considere dar esse passo o mais rápido possível, visto que no 1º de julho de 2023 o Universal será descontinuado e, com a migração antecipada, seu e-commerce terá tempo para se adaptar às  mudanças.

Depois dessa data, os dados não serão mais coletados pelo Universal Analytics, embora o Google tenha anunciado que o histórico ficará disponível para consulta até janeiro de 2024. 

O que muda com o novo Google Analytics 4?

Pode-se dizer que uma das maiores alterações entre as versões é a estrutura de dados subjacente. Mas o que isso quer dizer? O GA4 usa um novo modelo que se concentra em eventos e usuários, em vez de hits e páginas como o UA. 

Desse modo, as análises podem ser feitas de forma mais completa e singular. Seu e-commerce poderá avaliar comportamentos específicos em determinado período e não somente um agrupamento de interações. 

Além disso, com a análise de eventos é possível criar eventos personalizados que correspondem a ações específicas do usuário, como cliques em botões, envio de formulários e rolagem até determinada seção da página.

Perceba que os insights poderão ser gerados de forma particularizada, tornando ações mais assertivas, como fazer promoções, campanhas de anúncios, construção de páginas e outras ações de marketing e publicidade.

Rastreamento de eventos e geração de relatórios

Questões como segurança de dados e privacidade do usuário dificultam o rastreamento de forma precisa. Foi a partir dessas dificuldades, que o GA4 desenvolveu técnicas inovadoras de aprendizado de máquina e inteligência artificial para  identificar padrões e preencher lacunas e pontos de atrito. 

A implementação dessas soluções foi necessária porque o volume de dados que sites e aplicativos geram é enorme, tornando difícil analisar manualmente todas as informações. Além disso, o comportamento do usuário é complexo e pode ser difícil de entender apenas com métricas básicas. 

Após a configuração, já é possível rastrear eventos e formulários, por exemplo. Para configurar uma nova propriedade do GA4 em sua conta, siga as instruções do Google clicando nesse link.

Uma ferramenta melhorada

A análise de dados é uma ferramenta indispensável para a tomada de decisões no comércio virtual. Assim, é indiscutível pensar que o Google Analítics 4 para e-commerce é uma atualização importante e deve ser implementada com maior brevidade na sua empresa.

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