Cidades do interior de São Paulo têm crescimento ainda maior do que a média nacional.
Um mês após o Natal de 2021, vale a pena se atentar para os dados referentes à festividade que tanto movimenta o comércio. Tais informações, que correspondem agora a um termômetro para 2022, são divulgadas pela Neotrust e, de pronto, mostram um fato animador: em comparação com 2020, observa-se um aumento de 17,5% no faturamento de vendas on-line (totalizando R$ 6.6 bilhões). De 10 a 25 de dezembro de 2021, período contemplado pelo levantamento em questão, constata-se ainda o crescimento do pagamento à vista e da participação de faturamento e pedidos de mulheres (de 57,8% para 58,4%).
A pedido do Comitê de Líderes de E-commerce (ComEcomm), a pesquisa também traz um quadro do interior do estado de São Paulo (SP). Em Ribeirão Preto (região metropolitana), por exemplo, o faturamento no Natal passado conta com um aumento de 33% (R$ 68,7 milhões ao todo) – quase o dobro da média nacional. Mais: para Campinas (região metropolitana), o acréscimo é de 23% (R$ 146,2 milhões ao todo), enquanto Franca cresce 35% no quesito receita (R$ 24,5 milhões ao todo). Na cidade de São Paulo, o aumento de 6% representa um faturamento total de R$ 831,4 milhões.
Fora a ampliação do lucro, frisa-se que os pedidos, o ticket médio e os itens por cesta acompanham essa tendência de alta nas cidades citadas. No caso de Ribeirão Preto (região metropolitana), os pedidos aumentam 33% (168,5 mil no total); o ticket médio, 35% (R$ 407); os itens por cesta, 2% (2,92). Na mesma sequência, os dados de Campinas (região metropolitana) são: 26% (401,8 mil), 53% (R$ 364) e 21% (3,57) de aumento respectivamente. Já em Franca: 45% (62,9 mil pedidos no total), 57% (R$ 390) e 8% (2,24).
Além da retomada nacional em 2021, o comércio tem motivos para comemorar, em especial, o crescimento do interior paulista – onde, a despeito do eixo da capital, nota-se uma potência que se traduz em números.