Os NFTs (tokens não fungíveis) são um novo tipo de ativo digital que vem chamando a atenção no mundo empresarial. Os tokens representam propriedades exclusivas, como obras de arte digitais, músicas, jogos e outros tipos de arquivos únicos ou raros. Com o crescimento da economia digital, a venda desses tokens se tornou um dos maiores fenômenos da atualidade.
De acordo com a CoinCodex, em 20 de janeiro de 2023, o valor de mercado do setor de tokens NFTs é de mais de $10 bilhões de dólares.
Neste artigo, vamos trazer um panorama geral sobre o assunto, abordando também como funciona a comercialização de NFTs no e-commerce.
Acompanhe a leitura!
NFTs no e-commerce: como os tokens estão mudando o mercado digital
A comercialização de NFTs em lojas virtuais já é uma realidade, permitindo que artistas, criadores de conteúdo e outros profissionais monetizem seus trabalhos.
Os NFTs são criados e armazenados a partir da tecnologia blockchain, um sistema de armazenamento único e seguro, que registra informações em uma rede descentralizada. Essa tecnologia é usada para criar soluções de alto nível de segurança, como criptomoedas, contratos inteligentes e registros de propriedade.
Além disso, o registro dos tokens em blockchain garante que suas informações não sejam alteradas ou falsificadas unilateralmente. Outra vantagem, é que os NFTs são tokens de criptomoedas que permitem que compradores e vendedores possam fazer transações seguras sem a necessidade de intermediação.
Exemplos de NFTs que podem ser comercializados
Abaixo, separamos uma lista com exemplos de tokens digitais únicos que podem ser comercializados em ambiente digital.
- Arte gráfica digital: inclui ilustrações, fotografias, vídeos e animações que podem ser vendidos pelo artista como NFTs.
- Jogos: é possível criar e comercializar jogos exclusivos com personagens, terrenos e outros itens.
- Propriedades imobiliárias virtuais: os usuários podem adquirir mundos virtuais e ambientes em 3D totalmente interativos. Alguns exemplos incluem o Second Life, OpenSim, IMVU, dentre outros.
- Músicas e Vídeos: é possível que artistas vendam suas músicas, vídeos e outras formas de entretenimento como NFTs.
Grandes marcas já aderiram ao mercado. A NBA, liga de basquete americana, lançou a “NBA Top Shot”, uma plataforma de colecionáveis digitais que permite que os fãs comprem, vendam ou troquem “momentos” licenciados da liga.
A Nike, em parceria com ConsenSys, também lançou sua linha de NFTs que incluem tênis em versão digital como os modelos Air Jordan e Air Max. Já a Adidas está usando a tecnologia para criar coleções exclusivas de seus produtos, como o Yeezy Fragment Design.
É interessante ver como as marcas têm aumentado sua presença no mundo digital, permitindo que seus fãs e colecionadores participem dessa dinâmica.
Como criar NFTs para vender no seu e-commerce?
Se você está interessado em vender NFTs no e-commerce é hora de começar e aproveitar ao máximo essa nova tendência. O primeiro passo é escolher o tipo de conteúdo que você deseja vender, mas antes, lembre-se de pensar em algo que traga valor a seus clientes. Se você não é um artista digital, pode fechar parcerias ou contratar alguém para criar seus tokens digitais.
O próximo passo é escolher uma plataforma NFT e conectá-la a uma carteira de pagamentos para realizar as transações. Atualmente, existem várias plataformas como a OpenSea, a Rarible, a Nifty e a SuperRare. Lembre-se que, em regra, para cunhar um NFT, você precisará também de criptomoedas em sua carteira digital.
Após escolher a plataforma é preciso configurar sua carteira e adicionar as criptomoedas. Para isso, existem várias carteiras, como a MetaMask, a Torus e a Portis. Por fim, você só precisará carregar o arquivo e escolher como vai divulgá-lo em seu e-commerce. Você pode, por exemplo, criar uma página específica para o produto, incluindo imagens e descrições, e promovê-lo nas redes sociais para gerar buzz.
Se este artigo foi útil, assine também nossa newsletter para receber conteúdos atualizados e relevantes.