O breadcrumb para e-commerce é um conceito muito aplicado no marketing digital.
Assim, é primordial que você saiba o porquê de utilizá-lo em seu e-commerce!
Então, acompanhe este conteúdo que preparamos para apresentar uma introdução ao conceito, sua função e importância do breadcrumb para e-commerce!
O que é breadcrumb?
A tradução literal para breadcrumb é “migalhas de pão”. Esse conceito está baseado na clássica história de João e Maria, você conhece?
Nessa história, duas crianças criam um caminho com migalhas de pão na floresta para saber retornar ao ponto de partida, sem ficarem perdidas em meio à mata.
No breadcrumb para e-commerce, isso não é diferente.
Então, sempre que você encontrar um “caminho” identificado durante a navegação assim:
“Início > Artigos > Breadcrumb: entenda a importância para o seu e-commerce”, trata-se de breadcrumb!
Além disso, é preciso dizer que existem diferentes tipos de breadcrumb:
- Localização: esses são os mais conhecidos, e mostram em qual ponto da hierarquia do site em que o usuário está.
- Atributo: mostram para o usuário e mecanismos de busca as propriedades dos itens exibidos na página.
- Caminho: Consideram o percurso realizado até a página principal, registrando a trajetória desde o início.
Qual sua função?
A função do breadcrumb é, portanto, ajudar o visitante a se locomover pelo site, o que facilita sua usabilidade.
Assim, em e-commerces com muitas páginas, o breadcrumb é fundamental para estruturar a navegação e separar as páginas visitadas por categorias.
Com isso, o usuário consegue chegar onde quiser, com menos cliques — e ficar satisfeito ao visitar seu site.
Por exemplo, se você visitou várias páginas de produtos como tênis, botas, sandálias e bonés, mas lembrou que amou uma bota específica, pode clicar apenas em “botas” e recuperar o item que havia gostado.
Muito mais fácil do que precisar acessar o histórico do navegador, né?
- Veja também: Tudo o que você precisa saber (resumidamente) sobre Acessibilidade Digital para E-commerce
Importância do breadcrumb para e-commerce
Devido à sua função, o breadcrumb é fundamental para qualquer e-commerce.
Afinal, se seu objetivo é converter clientes, precisa oferecer uma boa experiência, como a citada no exemplo.
Isso porque muitas pessoas deixam de consumir produtos de uma loja por nunca mais conseguirem encontrar o que viram e gostaram, ou até mesmo pela interface do site ser muito desorganizada.
Além disso, o breadcrumb é muito importante para o SEO, considerando que com a diminuição de ações, o site se torna mais atrativo também para o algoritmo dos mecanismos de busca, que não precisam mais ler todo o site para encontrar a página que será rastreada.
Outro benefício é a diminuição da taxa de rejeição, que é uma métrica essencial para seu e-commerce.
Então, como você pôde ver, os breadcrumbs para e-commerce são essenciais e ajudam o sua loja virtual de diversas formas.
E, para saber mais sobre esse e outros assuntos importantes para empreendedores, conheça o ComEcomm!