Você sabia que o bom atendimento ao consumidor no e-commerce é pré-requisito para conquistar sucesso no setor?

Não basta vender, é importante prestar suporte durante todo o processo de compra: do pré-venda ao pós-venda.

O cliente espera ter a melhor experiência com a compra em uma loja virtual, isso inclui uma série de fatores como:

  • atendimento eficiente e proativo;
  • diversidade de canais;
  • pronta solução de problemas;
  • respostas rápidas no chat;
  • facilidade na operação.

É por isso que disponibilizar recursos para manter contato com o consumidor pode intensificar seu negócio. Além disso, o bom atendimento gera confiança, melhora a credibilidade e fideliza a marca.

Quer conhecer seis dicas profissionais para aplicar no atendimento ao consumidor no seu e-commerce? Então, confira a seguir.

1)  Destaque-se da multidão: melhore seu tempo de resposta

O cliente que opta pela compra em uma loja virtual busca atendimento rápido. O benefício de poder falar em vários canais ao mesmo tempo e encontrar agilidade nas respostas é um fator de relevância no e-commerce.

2) Disponibilize informações de maneira clara

Atendimento no e-commerce: dicas

Cuidado com processos de atendimento mal estruturados. A maioria das pessoas busca outras soluções quando se deparam com um sistema de informações engessado.

Procure personalizar a interface de suporte ao consumidor. Ajuste sua ferramenta de atendimento para gerar a melhor experiência ao usuário.

3) Aposte no atendimento omnichannel

É primordial investir em técnicas de integração nos diversos canais de atendimento do seu e-commerce. Isso facilita a resolução de problemas e agrada o consumidor da sua empresa; 

Portanto, para não perder vendas no seu e-commerce, utilize essa estratégia e integre diversos canais de contato, como telefone, e-mail, chat online e redes sociais. 

4)  Avalie o serviço de atendimento ao consumidor do seu e-commerce

Atendimento no e-commerce: a importância da avaliação

Supor que o cliente gostou do atendimento é um erro, é preciso fazer um monitoramento real por meio das pesquisas de satisfação, por exemplo.

Faça uma pesquisa objetiva com perguntas que realmente foquem na melhoria da empresa.

5) Disponibilize informações online

Muitos consumidores preferem buscar informações na Internet em vez de entrar em contato com o suporte. 

Dessa forma, é importante que a sua empresa crie um canal com informações que podem ajudar os seus clientes em diversas dúvidas. 

A dica aqui é tentar diversificar os formatos de mídia, disponibilizando, por exemplo, vídeos e infográficos com informações úteis para os seus clientes. 

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