Com a aceleração digital dos últimos anos, fortemente impactada pela pandemia e os novos costumes que o consumidor foi “forçado” a adquirir por todas as circunstâncias, as Indústrias correm para se adequar ao novo cenário e encontra algumas dificuldades no meio do caminho.
Como gestor de e-Commerce de uma Indústria Brasileira, que atua em mais de 22 países, posso contar um pouco sobre as dificuldades que enfrentamos e quais foram os resultados.
A mudança de mindset, o entendimento do novo cenário e a estruturação digital são os primeiros desafios para o segmento industrial.
Nós, gestores de e-commerce, digital, etc. seremos os responsáveis por mostrar esse cenário aos Diretores, acionistas e demais interessados.
Dica 1 – Monte um plano estruturado, com dados relevantes de seu segmento de atuação e mostre o crescimento do digital no seu mercado e a importância de estarem presente nesse meio, seja para fortalecimento da marca, ou como um segmento de vendas propriamente dito.
Após conseguir mostrar a importância e ter o aval de tocar o projeto, chegou a parte mais importante no meu ponto de vista. Além do desenvolvimento, da escolha da plataforma, etc., no caso de estarem começando do zero no digital, chegou a hora de se envolver com outros setores da indústria que estão a anos acostumados a trabalhar com certos processos.
Nesse momento, você terá que entrar a fundo em cada setor, entender como funciona e mostrar como precisará funcionar a partir da entrada do digital.
Desenhe os processos, apresente com clareza para cada setor, acompanhe as implantações e o mais importante, teste e valide TUDO.
Lembrando que normalmente a Indústria já tem encravada em sua história a política de atendimento B2B, com prazos mais extensos de entrega, sem processos de atendimento ao consumidor final, sem a cultura do digital, etc.
Dica 2 – Desenhe todo o fluxo, desde as campanhas de topo de funil até o pós-vendas. Chame toda a empresa para participar das apresentações e conhecer o novo processo a ser implementado. É muito importante ter todo o time trabalhando com o mesmo objetivo.
Levem em consideração que não adianta apenas ter conhecimento técnico para implantação de um e-commerce ou algo do tipo. Nesse caso, além do conhecimento, será necessário um bom time de execução, uma gestão feita de perto, um ótimo relacionamento interpessoal (afinal, precisaremos realizar mudanças em diversos setores que são geridos por outras pessoas), um projeto muito bem desenhado e claro (para mitigar certas resistências), contar com plataformas e sistemas já testados e aprovados para não correr o risco de não atender sua demanda.